Imagem Jacaré taxa de “infantil” postura da prefeitura sobre instalação de Policlínica Regional

Jacaré taxa de “infantil” postura da prefeitura sobre instalação de Policlínica Regional

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

13/12/2017 11:40:00


Na sessão ordinária dessa quarta, 13, o vereador Fernando Jacaré (PT), Líder da Bancada de Oposição, criticou a postura da Prefeitura Municipal sobre a instalação de uma Policlínica Regional em Vitória da Conquista, política do governo estadual. A prefeitura vem exigindo o comando do equipamento que deverá ser instalado na cidade e vai atender o território sudoeste, 24 municípios. “O que nos interessa é o investimento do governo do estado para a instalação da Policlínica”, afirmou Jacaré. Para ele, é impossível essa querela menor por parte da prefeitura em detrimento de um equipamento importante como uma policlínica. Segundo ele, o governador Rui Costa vem fazendo uma revolução na saúde. Já foram entregues três policlínicas – Irecê, Teixeira de Freitas e Guanambi. A próxima será inaugurada no dia 22, em Jequié.  

De acordo o governo da Bahia, as policlínicas fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, iniciativa do Governo do Estado para regionalizar a prestação de serviço de alta qualidade em saúde para a população do interior baiano, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca desses serviços. As obras e os equipamentos são custeados com recursos financeiros do Governo do Estado, enquanto a manutenção mensal é dividida entre o Estado e os municípios consorciados.

Câmara é espaço para o debate – Em sua fala, Fernando Jacaré ressaltou o papel da Casa – debater pautas do município, propor projetos e fiscalizar o Executivo. Ele quer explicações da prefeitura sobre a iluminação de Natal, feita por meio da contratação de uma empresa especializada em iluminação cênica, a Lumibrasil. O contrato foi feito via Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). Jacaré frisou que o questionamento é sobre a contratação e não sobre a importância ou estética da iluminação.  

O edil relatou ida a Salvador, onde esteve na Secretaria Estadual de Educação. Entre as pautas, foi discutida a situação do Colégio Estadual Nilton Gonçalves que deverá encerrar suas atividades este ano. Jacaré reafirmou a luta pelos alunos da escola e seus familiares e ressaltou a postura do colega Jorge Bezerra (SD), que colocou as questões partidárias de lado ao encampar a luta pela permanência da escola. Para Jacaré, um exemplo de como a Casa deve atuar, de forma coletiva em prol de Conquista. Um outro exemplo é o asfaltamento de ruas do distrito de Veredinha, por meio de emenda do deputado federal Waldenor Pereira (PT). A partir dessa ação, a prefeitura decidiu ampliar o asfaltamento para toda a localidade.

Segundo o parlamentar, existe a expectativa da construção de algumas escolas estaduais no município. Uma delas deve ser erguida na região dos Campinhos que vai atender ainda localidades vizinhas como os bairros Santa Teresinha, Jardim Valéria e conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida. Jacaré explicou que essa área vem crescendo muito rápido e necessita de uma escola.

Fernando Jacaré ainda citou outras ações encaminhadas: entrega de quase 500 escrituras a moradores das Urbis, em 2016; processo de coleta de documentos para escrituras da Urbis IV; finalização do processo de regularização de escrituras da Vila Serrana; articulação junto à Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), via emendas federais e estaduais, para melhorias em equipamentos esportivos como o Campo do Adelmário, no Alto Maron; emendas impositivas para revitalização do Campo da Creche na Patagônia; revitalização da feira da Urbis VI via emenda de Waldenor Pereira. Para Jacaré, os vereadores têm que pensar coletivamente o bem da comunidade porque foram eleitos para isso.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30