Imagem Nildma destaca caráter coletivo do associativismo: leva políticas públicas para quem mais precisa

Nildma destaca caráter coletivo do associativismo: leva políticas públicas para quem mais precisa

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Especial

13/11/2017 12:00:00


Na sessão especial sobre associativismo, ocorrida nessa segunda, 13, a vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) parabenizou o colega Luciano Gomes (PR) pela iniciativa. “O associativismo tem um papel importante porque trabalha com ação coletiva. Nós sabemos que é fácil trabalhar no individual, agora no coletivo nós conseguimos adquirir mais políticas públicas que podem ajudar as comunidades”, disse. Nildma frisou que as políticas públicas chegam com muita dificuldade à população e as associações podem melhorar essa situação, possibilitando que as ações cheguem a quem precisa. “Então, temos que fortalecer as associações”, falou.

Em sua fala, a vereadora defendeu o fortalecimento das bases e a formação e capacitação de novos quadros nas entidades. “Nós sabemos que existem projetos importantes e que muitas vezes a direção da associação ainda não tem a pessoa capacitada para elaboração do projeto. Quando surge um edital de chamada pública, muitas vezes as associações não conseguem participar porque não têm conhecimento”, detalhou.

A parlamentar lembrou que muitas ações para serem aprovadas dependem de pré-requisitos como a entidade possuir utilidade pública, estadual e municipal. Ela defendeu mais capacitação para os associados para que as entidades conquistem autonomia nesses processos. “É papel dos poderes Legislativo e Executivo dar mais assistência à essas associações, fazendo com que as políticas públicas realmente cheguem até elas”, alertou.

Para Nildma, o acesso às informações é fundamental. Ela lembrou que existem vários programas voltados para públicos específicos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que oferece merenda escolar a estudantes da educação básica pública.  Por lei, 30% do valor repassado pelo PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar. Para ela, as associações melhoram o acesso a esses mecanismos. “Temos que ter esse papel de fortalecimento. E nós vereadores temos que ter mais compromisso com as associações do município”, falou.






Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31