Imagem Outubro Rosa é tema de Sessão Especial na Câmara Municipal

Outubro Rosa é tema de Sessão Especial na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Especial

20/10/2017 12:30:00


Durante a manhã desta sexta-feira, 20, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma Sessão Especial sobre o Outubro Rosa. A Sessão, fruto da iniciativa do mandato da vereadora Lúcia Rocha (DEM), contou com a participação de representantes do poder público municipal, mastologista e também com representante da Casa do Amor.

A vereadora Lúcia Rocha destacou o papel de conscientização do Outubro Rosa sobre o câncer de mama. “A Campanha Outubro Rosa salva mulheres todo ano”, disse a parlamentar apontando que muitas mulheres são conscientizadas quanto à importância do diagnóstico precoce, que promove maiores chances de cura, chegando a 90%.

De acordo com a vereadora da Base do Governo, Vitória da Conquista oferece uma ampla estrutura para realização dos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Lúcia garantiu que está em busca de recursos para instalar em Conquista o hospital especializado em saúde da mulher.

Ainda em seu pronunciamento, ela pediu que os homens colaborem orientando as mulheres próximas a si, como esposas, mães, irmãs e amigas a se prevenirem através do autoexame, de exames médicos e a evitarem comportamentos que promovem o risco à doença.

Maria do Carmo, representando a Casa do Amor, relatou sobre a dificuldade de atendimento na rede pública de saúde para a realização deste diagnóstico precoce que é recomendado. “ As pessoas que não tem condições são desassistidas neste atendimento, e mulheres que no autoexame percebe alguma alteração nas mamas, só conseguem uma consulta depois de 1 ano e meio”, contou. Ela pede aos poderes públicos que deem mais condições para que as pessoas tenham oportunidade de fazer o diagnóstico com mais exatidão e rapidez.

Ceres Almeida, secretária Municipal de Saúde, atenta para o fato do Brasil ser um país com maior incidência de câncer de mama, e de morte também. “ Só no ano de 2017 foram 57 mil casos, e cerca de 14 mil mulheres que faleceram por conta da doença”, informou. Por isso, a secretária chamou a atenção para a importância do diagnóstico precoce e pediu para que as pessoas que já apresentam os fatores de riscos tenham atenção redobrada. “Quando mais precoce o diagnóstico, melhor é o prognóstico”, disse.

Ela ainda informou que em Vitória da Conquista as consultas e exames para diagnóstico são oferecidas pela atenção básica, e há a oferta também de consultas com mastologista na atenção especializada.

Representando a Secretaria Municipal de educação, Selma Oliveira disse que durante o Outubro Rosa é importante que a sociedade entre em profunda reflexão sobre as políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, principalmente porque o número de casos tem crescido. “À medida que o tempo passa o volume de casos aumenta”, lamentou.

Oliveira apontou que as pessoas precisam se preocupar mais com os outros, auxiliando-se mutuamente e que a Câmara coopera com essa mudança ao promover discussões como essa. “Eu gostaria de parabenizar essa Casa por estar envolvida e comprometida, fazendo a diferença na vida do cidadão”, disse ela.

A vice-prefeita de Vitória da Conquista, Irma Lemos, falou sobre os indicadores que preveem que no próximo ano o Estado da Bahia terá cerca de 2 mil casos de câncer de mama. Por isso, ela pede a atenção, principalmente daqueles, homens e mulheres, que possuem hábitos que os inclinam a fatores de risco. Irma Lemos acredita que é preciso que a população fique mais atenta a discussões e debates como este e deem mais atenção ao seu próprio corpo. “ Acho que não é falta do poder público e dos médicos, e sim do comodismo da população. Sabemos que é nossa obrigação ir ao médico”, disse.

A mastologista Drª Monalisa Ferraz chamou atenção dois pontos importantes: o diagnóstico precoce e o acompanhamento com o médico especializado. A Drª afirma que quando diagnosticado precocemente e os nódulos ainda têm cerca de 1 cm , há 95% de chance de cura do câncer de mama. Ela fala também da necessidade de acompanhamento com o médico correto para o tratamento. “ Às vezes as mulheres fazem a consulta com o ginecologista, com o clinico geral e acabam sejam orientadas de forma errada. Qualquer problema na mama, o médico indicado é o mastologista”, frisou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30