Imagem Viviane repudia decisão da Justiça que retira atribuições dos enfermeiros no SUS

Viviane repudia decisão da Justiça que retira atribuições dos enfermeiros no SUS

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

10/10/2017 10:20:00


Na sessão ordinária antecipada para essa terça, 10, a vereadora Viviane Sampaio (PT) repudiou a decisão da Justiça Federal, no Distrito Federal, que suspendeu parcialmente, por meio de decisão liminar, os efeitos da Portaria nº 2488/2011, editada pelo Ministério da Saúde. Com isso, o enfermeiro fica impedido de requisitar consultas e exames na atenção básica e a revalidar receitas médicas nos serviços públicos de saúde. Ela informou que a limitar é fruto de uma ação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e outras instituições médicas. “Isso é um retrocesso muito grande na atenção à saúde pública”, falou.

A parlamentar ressaltou que milhares de pessoas são atendidas pela atenção básica, composta por uma equipe multiprofissional. “O enfermeiro não pode fazer aquilo que é competência do profissional médico. Mas, a gente sabe que na estratégia de saúde da família, nesses 20 anos de consolidação, o enfermeiro, assim como o odontólogo, técnicos de enfermagem, os profissionais de atenção ao núcleo de saúde da família, um complementa a assistência do outro”, disse.

Com o cenário da saúde brasileira complicador, a preocupação é maior, detalha Viviane. Segundo ela, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apresentou um pedido à Justiça para que os profissionais possam voltar a requisitar consultas e exames na atenção básica e a revalidar receitas médicas nos serviços públicos de saúde. Viviane advertiu que o país vive uma epidemia de sífilis e, no caso de gestantes, o enfermeiro fica impedido de pedir um “simples exame de VDRL que pode salvar a vida de um recém-nascido da cegueira ou mesmo da morte”.

Em sua fala, a vereadora afirmou que a judicialização entre classes não é o caminho para melhorar a qualidade do atendimento de saúde no Brasil. A preocupação nesse momento é sobre os impactos da decisão na atenção básica. “O Cofen chama a atenção, inclusive, que essa liminar suspende parcialmente. Os enfermeiros continuam autorizados a prescrever, a fazer diagnósticos de enfermagem e a fazer os encaminhamentos para os demais profissionais da rede”, falou. A vereadora conclamou os enfermeiros a se vestirem de preto em repúdio à decisão. Ela explicou que em países como o Canadá e a Inglaterra, os enfermeiros tem autonomia no processo de cuidado do paciente, com números positivos que atestam a eficácia dessa estratégia.





Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30