Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Produtores rurais debatem renegociação de dívidas

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Produtores rurais debatem renegociação de dívidas

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaArquivo

03/10/2017 18:00:00


Na última  terça-feira, 03, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública para debater sobre a prorrogação e alongamento das dívidas de Produtores e Agricultores Rurais. A audiência, requerida pelo vereador Gilmar Ferraz (PMDB). Após esclarecimentos dos representantes das agências bancárias, produtores e consultores rurais usaram a tribuna livre para contribuir com o debate.

O produtor e consultor rural Plínio Castro apontou que a Lei Nº 13.340, que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural, acaba por criar uma grande lacuna para os médio produtores rurais. “Essa Lei deixa uma lacuna para os médios produtores. O produtor que produz de 50 a 300 litros de leite, que tem de 50 a 100 animais ficam sem alternativa de reescalonamento de suas dívidas”, disse o produtor.

Kleber Paiva Cabral, engenheiro agrônomo e consultor rural, contou que trabalha intermediando e facilitando negociações entre produtores rurais e os bancos. Ele relata que durante sua experiência com projetos envolvendo o meio rural, já presenciou iniciativas e projetos públicos importantes, mas lamenta que alguns desses tenham sido usados com interesses políticos. “Temos que acabar com isso, com iniciativas que são palanques. Essa é uma população que precisa de orientação, precisa ser conduzida”, disse. Ele colocou à disposição o seu serviço para contribuir com melhorias para o produtor rural, desde que não haja interesses políticos envolvidos.

O produtor rural Geraldo Neves chamou atenção para o fato de que a seca atinge a região de forma anormal. “Então as soluções não podem ser as soluções normais. Os financiamentos contratados que sofrem essa influência anormal de uma seca, que dizem ser a maior dos últimos 50 anos, tem que ser vistos de outra forma para que o banco possa receber, as pessoas possam pagar e para que as coisas possam fluir”, disse ele cobrando uma intervenção que vise auxiliar os produtores atingidos pela seca.

Euler Oliveira Paiva, Gerente-Geral da Agência Estilo do Banco do Brasil, falou do seu interesse por acompanhar tais discussões que envolve a questão da agricultura. Ele apresentou exemplos de cooperativas que deram certo na Bahia, defendendo estudos sobre aptidão ao planejar desenvolver determinada cultura, assim como busca outras alternativas de produção agrícola.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30