Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Vereadores defendem avanços na qualidade de vida da população rural

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Vereadores defendem avanços na qualidade de vida da população rural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência Pública

12/09/2017 13:06:31


Na manhã desta terça-feira, 12, durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) sobre a agricultura familiar, proposta pelo vereador Edjaime Rosa – Bibia (PMDB), os vereadores Dênis do Gás (PSC) e Professor Cori (PT) defenderam avanços na qualidade de vida da população da zona rural de Vitória da Conquista.

O vereador Edjaime Rosa - Bibia (PMDB) afirmou que o tema é fundamental. Segundo ele, os agricultores familiares vêm enfrentando uma série de problemas como a falta de patrolamento das estradas, açudes e aguadas sem manutenção, muitos estão secos, transporte precário, falta de informação sobre programas de créditos, evasão de jovens da zona rural para a urbana. O edil explicou que a situação se agrava com a grave seca que se arrasta há anos. Ele ainda exibiu um vídeo no qual moradores da zona rural relatam seus desafios. Bibia ressaltou que são problemas herdados da gestão passada. Ele assegurou que medidas vêm sendo tomadas pela atual administração para transformar a situação retratada na audiência.

O vereador Dênis do Gás (PTC) parabenizou o vereador Bibia pela proposição da discussão, que para ele é de grande importância para os produtores rurais. Dênis destacou que a Câmara Municipal está buscando oferecer um retorno para a população rural, através da promoção de melhor qualidade de vida.

Para Dênis, é preciso fortalecer as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como o Pronaf, e promover novas políticas. Ele colocou o seu mandato à disposição dos agricultores familiares para fortalecer essa luta.

Antes de concluir o seu pronunciamento, o parlamentar alertou que muitas pessoas estão sendo impedidas de ter acesso à água, uma vez que alguns proprietários de casas que servem como pontos de distribuição na zona rural não permitem que os moradores da região peguem água.

O vereador Professor Cori (PT) ressaltou a importância do tema. Para ele, um dos aspectos fundamentais é a requalificação do modelo de educação para as populações da zona rural. O parlamentar informou que fez uma indicação para implantação de escola agrícola e que o projeto foi reencaminhado à Casa. Ele assegurou que vai reapresentá-lo e que essa proposta enriquece o debate sobre a necessidade de investir numa formação específica para os jovens da zona rural. O edil relatou ainda viagem à Salvador para discutir a problemática da divisão territorial que envolve os municípios de Vitória da Conquista, Anagé e Caetanos. Cori defende a permanência das 21 comunidades envolvidas no território conquistense. Ele falou de sua audiência na Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia e levou um abaixo assinado requerendo que toda aquela comunidade de José Gonçalves, Poço Comprido e Bate Pé continue pertencendo a Conquista, pois são espaços atendidos com inúmeros serviços públicos pela Prefeitura de Vitória da Conquista, com títulos de eleitor conquistenses.


Leia Também: 

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Pequenos produtores pedem mais atenção para zona rural

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Cenário da Agricultura Familiar Conquistense é tema de audiência na Câmara





Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30