Imagem Álvaro destaca Projeto de Lei que dá nome de José Pedral Sampaio ao novo aeroporto

Álvaro destaca Projeto de Lei que dá nome de José Pedral Sampaio ao novo aeroporto

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Ordinária

23/08/2017 12:35:00


Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 23, o vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou o Projeto de Lei (PL) do deputado federal Paulo Azzi (DEM) que denomina o novo aeroporto de Vitória da Conquista José Pedral Sampaio. O PL 8215/2017 foi apresentado pelo deputado no dia 9 de agosto deste ano e atualmente aguarda despacho do Presidente da Câmara dos deputados.

Em seu pronunciamento, o vereador leu a justificativa do PL apresentado pelo deputado. Confira a justificativa na íntegra:

“O atual Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo é um aeroporto pequeno que serve a cidade baiana de Vitória da Conquista e região, e é de propriedade do Governo do Estado, mas vem sendo administrado por uma empresa privada, a Socicam. Possui poucos vôos diários para São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, operado só pelas empresas Azul e Passaredo.

Na verdade, o aeroporto atual está completamente inserido na rede urbana local, portanto sem possibilidade de ampliação. Um novo aeroporto vem sendo construído em virtude da demanda de um aeroporto de maior capacidade e com condições de ampliação, com fortes melhorias das condições de conforto dos passageiros no terminal, cujas conclusão de obras e início de operação estão previstos para 2018.

O aeroporto irá contar com terminal para passageiros climatizado, estacionamento, divisão de combate a incêndio, sistema de proteção ao voo PAPI e NDB, balizamento noturno, farol rotativo e uma estação de rádio AFIS (130.30) para prestar informações acerca das condições de uso do aeródromo aos pilotos.

E nada mais justo que nomear o novo aeroporto homenageando o ex-prefeito Pedral Sampaio, ilustre filho de Conquista. Afinal o conquistense em questão, formado engenheiro pela Universidade Federal da Bahia, em 1949, foi prefeito de conquista com mandatos em 1962, 1982 e 1992. Durante seus mandatos construiu inúmeras obras e colocou a cidade nos trilhos do desenvolvimento para se tornar o que é hoje.

Como engenheiro do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens – DNER no período da construção da BR 116, onde teve destacada atuação, apresentou também a planta da construção do novo aeroporto.

Portanto, por se tratar de um brasileiro brilhante, reconhecido por trazer Vitória da Conquista à modernidade, que a vida inteira foi incansável trabalhador em prol da capital do sudoeste baiano, falecido em 2014 com 89 anos, pretendemos fazer essa justa homenagem, dando o seu nome a um aeroporto totalmente novo que certamente irá trazer muito progresso para a região. Assim, esperamos contar com o apoio dos nobres Colegas Parlamentares para a aprovação deste projeto de lei.”




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30