Imagem Câmara Municipal realiza Sessão Especial do Dia dos Pais

Câmara Municipal realiza Sessão Especial do Dia dos Pais

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão Especial

16/08/2017 14:23:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) homenageou 20 pais durante a sessão especial do Dia dos Pais, nesta quarta-feira, 16. A sessão cumpre o que estabelece o artigo 3º da Lei Municipal Nº 1.937/2013 que institui a comemoração do Dia dos Pais no município na segunda semana do mês de agosto.

O vereador Gilmar Ferraz (PMDB) falou sobre a importância da figura paterna enquanto orientador e educador. Para o edil, a vida moderna dificulta a convivência familiar, por isso ele pede que os pais aproveitem os momentos com suas famílias. “Muito de nós temos várias atividades, saímos de casa muito cedo e retornamos tarde, por isso devemos aproveitar esses momentos com nossos filhos”, disse. Em homenagem especial a Gilson Pereira Nunes, diretor do sindicato dos comerciários, , Gilmar agradeceu pelos momentos compartilhados na luta sindical e na vida pessoal.

“Foi ele quem me ajudou na orientação enquanto ser humano e homem, e eu tenho essa gratidão. Por falta do meu pai entre nós, quero fazer essa homenagem a este justo cidadão”, falou.

Homenageado, Gilson Moreira, na oportunidade, agradeceu a homenagem.

Em seu pronunciamento, o vereador Sidney Oliveira (PRB) lembrou dos pais que não tem mais seus filhos e também dos filhos cujos pais já faleceram e citou a passagem bíblica João 12, 26: “Siga-me e onde eu estiver, ali estará o meu servo e se alguém me servir, meu Pai o honrará”. O vereador disse que Deus, pai celestial, jamais abandona os que o buscam e assegurou ser importante lembrar daqueles que perderam seus pais e dos pais que perderam seus filhos. “Esse vazio é amenizado através das homenagens, mas somente a presença do Pai Celestial faz com que essa figura seja substituída”, disse o vereador. “Que Deus possa preencher a ausência daqueles que não tem mais o seu pai”, completou ele, rogando a Deus que abençoe todos os pais.

Também homenageado, José Mário Barbosa disse ser uma grande satisfação compor a Mesa dos trabalhos representando os pais. Ele destacou a importância do papel social da família, que para ele é o primeiro núcleo social vivenciado. “A família é o nosso primeiro núcleo”, disse o homenageado. Barbosa apontou ainda que infelizmente a sociedade ainda dificulta a tarefa a alguns pais ao negar alguns de seus direitos. “É difícil ser pai numa sociedade que nega alguns direitos a populações e eu estou falando aqui de população de minorias, a população LGBT”, disse. “É importante que nós pais sejamos reconhecidos não na condição da orientação sexual, mas como cidadãos e cidadãs”, completou.

José Mário Barbosa disse ser muito bom saber que a Câmara está empenhada em promover a cidadania da população. “É muito bom saber que a Câmara está empenhada na construção da cidadania, no reconhecimento da dignidade do ser humano”, concluiu.

O pastor Orlando Oliveira, agradeceu a vereadora Viviane Sampaio (PT) pela homenagem e colocou a paternidade como um dom divino. Em seu pronunciamento, o pastor falou sobre a importância do pai na estrutura familiar e afirmou que para ser um pai é preciso ser primeiramente um bom filho. Em agradecimento aos vereadores de Vitória da Conquista falou “ Vocês são os pais legisladores de Conquista. Em tempos de crise, vocês são a expectativa de uma sociedade que anseia por mudança, uma sociedade que anseia por paternidade de leis e por um governo que venha transformar a nossa cidade, família e sociedade”, afirmou.

O ex vereador e presidente da Câmara, Gilzete Moreira, em sua fala observou que atualmente os pais não estão passando para os seus filhos a palavra de Deus. “E a coisa mais importante é deixar a marcar na vida dos nossos filhos. É triste ver que alguns pais não estão fazendo isso, não estão passando isso para as gerações futuras”, lamentou. Para Gilzete é preciso mostrar aos filho que Deus é pai, acima de tudo, e ensinar a ética, obediência e conduta. “ Precisamos levar essa reflexão, e ter mais interesse de aproximar Deus na condução dos nossos filhos no caminho correto”, completou.

José Maria Caires agradeceu pela oportunidade de ser homenageado e apontou que todos os pais são iguais, sem perder as suas particularidades, cuidando de seus filhos dentro das suas condições. “Cada um tem seu jeito de educar, de gostar e de orientar”, apontou. “Mas são também iguais. O pai do filho enveredado pela droga tem o mesmo amor que qualquer pais. O pai do filho preso na cadeia ama do mesmo jeito e o pai que tem seu filho morto também ama igual”, disse ele, destacando problemas sociais enfrentados por alguns pais, que apesar de tudo, continuam amando seus filhos.

Proponente da Sessão Especial, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) ressaltou, enquanto uma das três vereadoras da Casa, a importância da figura paterna, principalmente para as mulheres. “Principalmente pela empatia na relação entre pai e filha”, explicou ela.

Segundo a parlamentar, seu pai, João Joaquim, e o seu esposo, Hermes Santana Rocha, são, para ela, exemplos de pais e de homens dedicados à família. “Os dois pais mais importantes que tive em minha vida, que representaram muito na minha formação moral, familiar e política”, contou.

A vereadora destacou a biografia de José Maria Caires, seu homenageado na sessão desta quarta e destacou sua importante atuação na região. “Venho aqui para fazer uma grande homenagem a uma pessoa muito especial e um dos principais empresários de Vitória da Conquista e região, José Maria Caires”, apontou.

Valdemar José Dias – Valdemir Oliveira Dias (PT)
Liomax Dias Brandão – Osmário Lacerda (PMDB)
Wilson Oliveira Brasil – Sidney Oliveira (PRB)
Reinaldo Coelho Vieira – Hermínio Oliveira (PPS)
Gilzete da Silva Moreira – Rodrigo Moreira (PP)
Gilson Pereira Nunes – Gilmar Ferraz (PMDB)
José Mário Barbosa – Nildma Ribeiro (PCdoB)
Manoelzito Dias Rocha – Danillo Kiribamba (PCdoB)
Edelzuito Alves Amaral – Edjaime Rosa – Bibia (PMDB)
Etelmino Sousa Soares – Dênis do Gás (PSC)
Paulo Cézar Batista de Oliveira – Luís Carlos Dudé (PTB)
José Maria Alves Caires – Lúcia Rocha (DEM)
Mário Silveira dos Santos Filho – Adinilson Pereira (PSB)
Luiz Carlos da Ibiapaba e Silva – Professor Cori (PT)
José Batista Vieira – Cícero Custódio (PSL)
Juvenal Alves Pereira – Fernando Jacaré (PT)
Manoel Ribeiro de Brito (“Seu Janu”) - Luciano Gomes (PR)
Pastor Severino Fonseca de Oliveira – Viviane Sampaio (PT)


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30