Imagem Câmara Municipal leva Memorial Itinerante para Escola Normal

Câmara Municipal leva Memorial Itinerante para Escola Normal

Câmara Municipal de Vitória da Conquista

10/08/2017 18:15:00


Com o intuito de aproximar ainda mais a Câmara Municipal da população e de preservar a memória do Legislativo conquistense, a Casa levou, nesta quinta-feira, 10, o Memorial Câmara para o Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), que está comemorando 65 anos de fundação. Na oportunidade, além de conhecer mais sobre a história da Câmara, os alunos puderam conversar com vereadores e ex-vereadores da Casa.

Além da exposição “Cenas Conquistenses – Câmara Municipal”, a Câmara realizou três mesas redondas com os alunos com os temas: “ex-presidentes do Legislativo”, “Mulheres na Política” e “Legislativo Atual”. Além disso, foram oferecidos serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha, manicure, aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo de IMC, degustação alimentar e massagem.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira (PPS), disse que é muito bom levar a Câmara para as escolas. “É muito bom trazer essa ação itinerante para as escolas. Nós estamos hoje no Instituto de Educação Euclides Dantas junto com uma feira social com a participação da Câmara, com o Memorial Itinerante e mostrando como é a memória de Conquista”, disse o presidente.

Ex-presidente da Câmara e atual vice-diretor da escola, o professor Albano Carvalho disse que o IEED encara a ação da Câmara como algo histórico. “O Instituto de Educação Euclides Dantas tem a honra de receber esse Memorial Itinerante e esse momento para nós também histórico”, disse o vice-diretor. “A Câmara de Vereadores, que faz parte da vida de Vitória da Conquista, abre esse trabalho de seu memorial na escola que também faz parte da história de Conquista, afinal são 65 anos de uma escola que ao longo de sua existência formou cidadãos, formou o pensamento da cidade de Vitória da Conquista”, completou.

Albano destacou ainda o histórico de busca pela participação popular da Câmara Municipal. “A Câmara de Vereadores, sempre autônoma, independente, que sempre buscou o cidadão de Vitória da Conquista, traz para a escola pública essa sua história, essa sua vivência. Estamos muito felizes de receber esse Memorial que está muito bom, fantástico”, disse o ex-parlamentar.

Gilzete Moreira, ex-vereador e ex-presidente da Casa, disse estar feliz por participar do encontro. “Eu estou feliz em participar desse encontro, ver colegas que passaram pela Casa e pela existência hoje do Memorial Câmara que traz esse resgate. Pra nós que participamos da construção daquele espaço é um momento de muita felicidade”, disse ele. Moreira parabenizou a atitude da Câmara de levar a Câmara pela atitude de ir em busca da sociedade, ocupando o dia a dia dos cidadãos conquistenses. “Eu quero parabenizar a Mesa Diretora por essa decisão de levar aos seguimentos da sociedade a importância do Memorial. Isso foi muito positivo. Não é só ficar lá o Memorial, precisa sair”, concluiu Gilzete.

O estudante do 2º do Ensino Médio, Gabriel Matos, disse que a chegada da Câmara ao colégio é muito importante. “Eu achei extremamente importante a vinda de vocês aqui para quebrar alguns tabus. As vereadoras arrasaram falando das questões sociais, mostraram que estão lutando lá dentro”, disse ele, que participou da mesa redonda sobre mulheres na política. Ele gostou também da exposição. “Eu achei muito interessante o projeto, foi inédito aqui na escola, um projeto extremamente importante. Adorei tudo que eu vi, tudo que eu li. Achei o máximo”, afirmou Matos.

Até o mês de novembro outras três escolas receberão o “Memorial Itinerante – Preservar a memória para construir o futuro”, confira a agenda*:

•Setembro: Colégio Estadual Dom Climério, na Urbis VI;

•Outubro: Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB), no Bairro Brasil;

•Novembro: Praça 9 de novembro, em comemoração ao aniversário da cidade.

O evento é uma realização da Câmara Municipal de Vitória da Conquista e do Memorial Câmara e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Cabral & Sousa, DS Trainner e Centro de Formação Margarida Alves.

*Agenda sujeito a alterações

Confira as fotos clicando abaixo

Memorial Itinerante - CMVC/IEED




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30