Imagem Sessão especial discute valorização da profissão de técnico em enfermagem

Sessão especial discute valorização da profissão de técnico em enfermagem

Arquivo

15/04/2011 09:30:00


A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (15),  sessão especial para discutir avanços e desafios da profissão de técnico em enfermagem em Vitória da Conquista. O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou a importância do debate sobre o tema no Poder Legislativo. Para o parlamentar, é fundamental a Câmara discutir assuntos de interesse da população, como a atuação dos profissionais da área de saúde.

Os técnicos em enfermagem  integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde individual ou coletiva.  Os técnicos podem atuar em hospitais, clínicas ambulatoriais e em atendimento domiciliar.

O vereador Ademir Abreu (PT), que solicitou a realização da sessão, afirmou que a enfermagem é uma das profissões estruturantes e operantes da atenção à saúde. O parlamentar afirmou que, em um sistema de saúde como o SUS, o trabalho da enfermagem é fundamental. “Trata-se de uma área que dá sustentabilidade à estratégia da saúde da família, por meio de um compromisso técnico, comprometido e ético”, disse.

Abreu fez um resgate histórico da atuação dos técnicos em enfermagem, desde os tempos em que os recursos da medicina eram precários, até o presente momento. “Hoje a categoria de assistentes e auxiliares de enfermagem está em processo de reestruturação. É preciso que os técnicos procurem delimitar seu campo por meio de objetivos e interesses específicos”, afirmou.

O vereador comentou os baixos salários recebidos pela categoria, o que obriga alguns profissionais a procurarem outras atividades para completar a renda, duplicando a jornada de trabalho. “É fundamental estabelecer mudanças que melhorem a qualidade de trabalho dos técnicos em enfermagem”, declarou, defendendo a redução da carga horária de trabalho e a criação do piso salarial nacional.

Natália Dias Pereira, que representou a Coordenação Municipal de Atenção Básica, afirmou que os técnicos em enfermagem conquistenses trabalham com amor, mesmo diante das dificuldades inerentes à profissão. Pereira ressaltou a importância do papel desempenhado pelo enfermeiro nas equipes de saúde.

Para César Nolasco, delegado do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde (SINDSAÚDE), a redução da carga horária para 30 horas semanais e a criação do piso salarial da categoria são as principais demandas dos técnicos em enfermagem. Nolasco apontou  a precarização das condições de trabalho no Hospital de Base e a terceirização do Hospital Esaú Matos como principais problemas enfrentados pelos técnicos que atuam em Conquista. “É preciso a intervenção do COREN”, declarou.

A técnica em enfermagem Luciene Henrique Santos também falou sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria, dando destaque às doenças relacionadas ao trabalho, devido a pressão que os profissionais são expostos. “Em determinados hospitais, um técnico trabalha por três. Está na hora dos Conselhos de Enfermagem atuarem efetivamente no que diz respeito ao piso salarial”, disse.

Judneia Almeida Viana, também técnica em enfermagem, ressaltou a importância da categoria na equipe de saúde, porém lamentou a desvalorização da profissão. “Esta é uma das profissões mais importantes da área da saúde. Somos o coração do hospital”, disse, defendendo salários dignos, estabilidade no emprego e redução da carga horária de trabalho.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30