Imagem Vereadores buscam parceria da UESB para estudo da criação de Região Metropolitana

Vereadores buscam parceria da UESB para estudo da criação de Região Metropolitana

Arquivo

18/11/2010 17:00:00


Uma comissão formada pelos vereadores Joel Fernandes (PTN), Beto Gonçalves (PV), Néu do Gás (PSB) e Hermínio Oliveira (PDT), esteve reunida com o reitor da UESB, professor Paulo Roberto Pinto Santos, apresentando um estudo preliminar para transformação de Vitória da Conquista em  Região Metropolitana e buscando parceria para um estudo científico de viabilidade por parte dos técnicos da universidade.

Vitória da Conquista é a 3ª maior cidade do estado e também do interior do Nordeste. Possui uma estrutura compatível com sua população, segundo o IBGE, mais de 315.000 habitantes. Possui um dos PIBs que mais crescem no interior do Nordeste do país. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais.

Transformar a cidade e os municípios vizinhos em Região Metropolitana é visto pela Câmara de Vereadores como o maior desafio atualmente, pois através dessa ação a região poderá dar um grande salto para o desenvolvimento sócio-econômico, seguindo o exemplo de cidades como Maringá-PR, Londrina-PR, Joinville-SC, Campinas-SP e Santos-SP.

Uma região metropolitana é estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Para o reitor da UESB, professor Paulo Roberto Santos, a parceria com a Câmara é de extrema importância para o sucesso do desenvolvimento do projeto, já que as instituições se complementam – a UESB possui a técnica, através dos seus professores que atuam e tem conhecimento nas áreas de geografia e economia. “A UESB tem uma influência muito grande no desenvolvimento regional e a Câmara Municipal trabalha com o cotidiano, com a vida das pessoas. Ela conhece as demandas da sociedade. Então é fundamental que a nossa instituição trabalhe em conjunto com a Câmara para que possamos contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

O vereador Joel Fernandes destacou o fato de Vitória da Conquista ser considerada um pólo educacional e de saúde, além de atender à região Sudoeste em diversos segmentos da economia. “Esperamos que esse estudo comprove a importância da nossa cidade para Região e que ela passe a ser Região Metropolitana por direito”, disse.

Para o vereador Beto Gonçalves o projeto servirá para  atestar o desenvolvimento do município. “A Câmara tem o objetivo de fortalecer nossa cidade e a região Sudoeste”, destacou.

Na ocasião, foi sugerida a realização de um seminário para discutir com diferentes setores da sociedade a proposta da Câmara, com base nos levantamentos técnicos desenvolvidos pela UESB. O seminário deve acontecer entre abril e maio de 2011.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30