Imagem Vereadores destacam importância de políticas públicas que promovam os direitos humanos

Vereadores destacam importância de políticas públicas que promovam os direitos humanos

Arquivo

12/11/2010 10:45:00


Na sessão que discutiu os direitos humanos e cidadania, o vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que mais de 30 milhões de pessoas passam fome no Brasil, situação que é ampliada quando vista sob a ótica global. O parlamentar afirmou, que poucos países do mundo oferecem saúde de qualidade para a população, bem  como  educação de qualidade.
Para o parlamentar é fundamental combater as desigualdades sociais, a fome, o analfabetismo, além de oferecer cultura e lazer. “Uma das grandes razões para o uso de drogas é a ausência de opções de lazer”, disse, defendendo a criação de mecanismos que melhorem a vida da população.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou que os discursos devem ser transformados em ações para que os direitos humanos sejam, de fato, garantidos. A parlamentar condenou a desigualdade social e o precário atendimento no Hospital de Base. Rocha também citou a situação desumana em que os presos estão confinados no presídio Nilton Gonçalves.
O precário atendimento no Instituto Médico Legal (IML) e o descaso do governo para com questões fundamentais para a população foram destacad. “Luto pelo fim da impunidade e pela garantia de legislações que respeitem os interesses populares e na construção de um Brasil melhor”, declarou.

O vereador Alexandre Pereira (PT) destacou a importância da sessão e da parceria feita entre o Legislativo e a Fainor. O parlamentar parabenizou os alunos do curso de Direito da Fainor, que participaram da mesa de discussão. Pereira comentou o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), ressaltando que o mesmo deve ser discutido com a sociedade organizada, para que a mesma se aproprie dele, apontado diretrizes que devem pautar as ações governamentais.
O vereador sugeriu a parceria entre Câmara e Fainor na construção de um Plano Municipal de Direitos Humanos. “Temos que lutar por uma sociedade mais justa, onde os direitos de todos sejam assegurados”, disse, enfatizando que a Câmara deve promover outros momentos como este.

Para o vereador Gilzete Moreira (PSB), o maior exemplo de cidadania e respeito ao ser humano foi Jesus Cristo. O parlamentar disse que é preciso que a sociedade volte suas expectativas para Deus. “A paz só teremos em Jesus. Segundo a Bíblia, não teremos dias melhores. Quem quer ter a paz, deve buscá-la em Jesus”, disse.

O vereador Fernando Jacaré (PT), líder do prefeito na Câmara, afirmou que o tema direitos humanos deve ser discutido em outras ocasiões na Câmara Municipal. O parlamentar ressaltou que é preciso discutir a fundo tais questões  e defendeu a criação do Plano Municipal de Direitos Humanos. “Saímos desta sessão com o compromisso de unir a sociedade e avançar nas questões relativas aos direitos humanos”, destacou.

O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a alegria por receber professores e estudantes da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). O parlamentar ressaltou que a prática do exercício dos direitos humanos deve começar dentro de casa, nos relacionamentos entre pais e filhos.
Silveira destacou que  o estado deve atender bem aos anseios da população, especialmente na elaboração de políticas públicas que assegurem o cumprimento dos direitos humanos. O parlamentar parabenizou a Fainor pela formação crítica dos alunos e pela parceria com a Câmara. Destacou, ainda, que a felicidade não está baseada no dinheiro e desafiou a todos a enxergar Deus no próximo.
O parlamentar propôs a criação de uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com o objetivo de fomentar  novas políticas públicas que contribuam para o aprimoramento dos direitos humanos no âmbito municipal. “Dias melhores poderão vir a partir da ação da sociedade”, concluiu.

O vereador Arlindo Rebouças afirmou que é preciso partir para a ação no dia a dia, com o objetivo de melhorar a vida da população. “Nossa principal contribuição para a sociedade é lutar para que o estado cumpra sua obrigação, oferecendo o que a sociedade tem por direito”, declarou.


 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30