Imagem Câmara comemora Dia do Professor em sessão especial

Câmara comemora Dia do Professor em sessão especial

Arquivo

20/10/2010 00:00:00


A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira (19), sessão especial em comemoração do Dia do Professor. A sessão foi uma iniciativa dos  vereadores Alexandre Pereira (PT), Arlindo Rebouças (PSB) e Gilzete Moreira (PSB), que destacou a importância da homenagem, diante da importância da figura do professor em nossa sociedade. Para Arlindo Rebouças, a profissão é uma das mais importantes em uma sociedade que prioriza a educação.
Rebouças lamentou os baixos salários e a desvalorização da profissão. “Que estímulo a categoria tem em se eespecializar?”, questionou, salientando que é por meio da educação que será possível construir um país melhor. O parlamentar criticou a metodologia educacional observada pela rede municipal de ensino, especialmente a modalidade de classes multiseriadas.
A baixa qualidade do ensino das escolas públicas também foi destaque no discurso do parlamentar. Criticou o sistema de cotas sociais para ingresso na educação superior. Para o parlamentar, é preciso fortalecer a educação pública na base, para que os estudantes tenham condições de ingressar em universidades públicas. “Se quisermos um país decente, temos que reformar as escolas”, declarou.
A professora Shirlei Nogueira, que representou a Direc-20, afirmou que o Governo do Estado vem lutando para assegurar uma educação pública de qualidade, implantando políticas públicas de formação continuada dos professores estaduais. “O sucesso que alcançamos é graças à competência dos nossos professores”, disse, destacando os projetos da Secretaria de Educação voltados para  professores e alunos.
O professor Alexandre Galvão, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB), falou sobre sua trajetória de vida, especialmente o proceso de escolha da profissão de professor de História. Destacou que ser professor passa por questões ligadas à vocação e ao amor pela profissão. “Lutamos para que a sociedade seja menos injusta”, disse.
Para Enoque Matos, coordenador executivo da Liga Unificada dos Trabalhadores em Educaçào (LUTE), é preciso valorizar o professor, oferecendo melhores salários e garantia dos direitos trabalhistas. Defendeu a manutenção do sistema de cotas para estudantes de escolas públicas como política pública de reparação social. “Precisamos discutir um processo educacional ampliado em Vitória da Conquista”, disse.
A professora Silvina Dias Souza, diretora do Sindicatos dos Professores no Estado da Bahia (SINPRO), afirmou que é preciso refletir sobre o fazer cotidiano do professor, que sofre com a desvalorização da profissão. Lamentou o desrespeito aos direitos dos professores, especialmente aqueles que atuam na rede privada de educação. Souza ressaltou o processo de adoecimento de professores como consequência da profissão e defendeu a ampliação do debate sobre doenças do trabalho ligadas à prática docente.
Segundo César Nolasco, presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP), a universalização do ensino, que obriga a criança a estar na escola, não significa universalizaçào do conhecimento. Ressaltou que o governo não se preocupou em trabalhar a qualidade do ensino. “Apesar de tudo, eu tenho orgulho de ser professor”, declarou, enfatizando que a valorização do professor e sua formação é fator fundamental para a melhoria da qualidade da educação.
Niltânia Brito, que representou a Secretaria Municipal de Educação, fez um resgate histórico da comemoração do Dia do Professor, observado em 15 de outubro, desde a promulgação de um decreto, por D. Pedro II, regulamentando a criação de escolas no Brasil. A data foi referendada, décadas mais tarde, por lutas por melhores condições de trabalho dos professores. Brito ressaltou as ações do Govero Municipal no que diz respeito à educação, especialmente os investimentos no sentido de valorizar o professor e na infraestrutura das escolas. “Precisamos avanças ainda mais”, declarou.
Homenagem - Como parte das comemorações pelo Dia do Professor, a Câmara homenageou duas professoras da rede municipal de ensino, que se destacam pelo trabalho realizado.


“Agradeço a Deus pelos 40 anos de profissão. Acredito que somente o professor é capaz de transformar a sociedade”. afirmou a professora Cláudia Carvalho.


“Sou professora por convicção, porque acredito na educação pública de qualidade”, afirmou a professora  Deusa Xavier.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31