Imagem Vereadores defendem aprovação do Plano de Carreira para professores da rede municipal

Vereadores defendem aprovação do Plano de Carreira para professores da rede municipal

Arquivo

15/09/2010 11:00:00


Na sessão que discutiu a minuta do Plano de Carreira para professores da rede municipal de ensino, o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que a categoria vem lutando há 24 anos pela elaboração de um Plano que valorize os professores. O parlamentar condenou a postura de políticos que se comprometem em melhorar a educação, mas na prática não fazem nada.
Pithon ressaltou a importante gestão do ex-ministro da educação, Cristóvão Buarque, que implantou uma série de avanços na construção de uma educação de qualidade, “porém não teve o apoio do Governo Lula”. O parlamentar garantiu o apoio da bancada de oposição na aprovação do Plano de Carreira apresentado pelo Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP).

O vereador Alexandre Pereira (PT), que falou em nome da bancada de situação, destacou a relevância do debate, que unifica as bancadas da Casa. Para o parlamentar, todos os vereadores estão empenhados em aprovar o Plano de Carreira dos professores municipais, de maneira que o assunto vem sendo tratado fora do contexto partidário. “Temos a grande tarefa de promover os debates necessários sobre o que está proposto na minuta apresentada pelo SIMMP”, disse.
Pereira garantiu que todas as medidas possíveis para a valorização do professor e da educação serão asseguradas. Ressaltou que é preciso desenvolver uma relação de transparência nas negociações entre SIMMP e Poder Executivo. “O que deve ser encaminhado para esta Casa é um texto que tenha sido pactuado entre professores e Município”, disse, sugerindo a instalação imediata de uma mesa de negociações.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) ressaltou que a Lei 11.738/2008  precisa ser aplicada em Vitória da Conquista. O parlamentar sugeriu uma reforma financeira no Município para que o mesmo possa assegurar melhores salários para professores e mais investimentos em educação. “O projeto encaminhado para esta Casa foi muito importante. Todas as reivindicações dos professores são justas”, disse.

Já o vereador Arlindo Rebouças (PMN), que solicitou a realização da sessão, criticou a Prefeitura pela falta de investimentos na educação e por “fazer inauguração de pinturas de escolas”. Também criticou o Governo Municipal pela exoneração de merendeiras de escolas municipais e por não pagar salários dignos para a categoria. “Espero que até 31 de dezembro o Plano de Carreira dos Professores seja aprovado aqui na Câmara”, declarou.

O presidente do Legislativo, Gildásio Silveira (PT), afirmou que é preciso valorizar a educação básica. O parlamentar parabenizou o SIMMP pela elaboração e apresentação da minuta do Plano de Carreira. Para Silveira, este foi um dos mais importantes debates realizados na Câmara, pois tem como tema central a construção de uma educação de qualidade. Parabenizou o Governo Municipal pelos investimentos em educação, que, segundo Silveira, é uma construção coletiva. “Temos indicativos para dias melhores no nosso município no que diz respeito à educação”, disse.






 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30