Imagem Acessibilidade é tema de audiência pública

Acessibilidade é tema de audiência pública

Arquivo

12/08/2010 17:00:00


A Câmara Municipal realizou audiência pública para discutir a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais nos diversos espaços em Vitória da Conquista. A audiência foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Gilzete Moreira (PSB) e Alexandre Pereira (PT), e teve por objetivo informar e sensibilizar a população quanto à importância de garantir acessibilidade às pessoas que possuem algum tipo de limitação física.
Na audiência, foram discutidas as dificuldades de mobilidade urbana, bem como as possíveis soluções, visando tornar acessíveis os espaços urbanos. A inclusão do aluno especial na rede regular de ensino também foi destaque nas discussões.

Para o vereador Gilzete Moreira, um dos grandes desafios que as administrações municipais enfrentam é decidir por onde iniciar as intervenções necessárias para a garantia do acesso às pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade. “Mais importante do que aplicar à risca os instrumentos legais vigentes é compreender as mudanças necessárias nos procedimentos, atitudes, comportamento e na produção dos espaços das cidades”, disse.

Segundo o vereador Alexandre Pereira, apesar dos debates feitos sobre o assunto, ainda há um longo percurso para que os direitos dos portadores de necessidades especiais sejam assegurados. O parlamentar reconheceu os avanços alcançados, fruto de uma postura crítica da sociedade. “A realidade hoje é bem diferente do que há 10 anos atras”, afirmou, reconhecendo as dificuldades a serem superadas.

Participaram da audiência o presidente da  Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE), José Arcanjo Dias; a diretora da APAE, Daisy Cristina Rocha; Diretor Geral do IFBA, Paulo Marinho; o Coordenador do 1º seminário de educação e surdez da UESB, Adalberto Bueno Gutierrez, o diretor da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), Marcos Andrade; a promotora de Justiça Guimar Miranda;  o procurador da República, Mário Alves Medeiro; o primeiro secretário da Comissão Provisória da Associação dos Surdos de Vitória da Conquista, Sérgio Silva de Sousa e Débora Teixeira, que representou a Secretaria Municipal de Infraestrutura.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30