Imagem Dia do estudante é celebrado na Câmara

Dia do estudante é celebrado na Câmara

Arquivo

11/08/2010 11:05:00


A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (11), sessão mista em homenagem ao Dia do Estudante. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Néu do Gás (PSB), que destacou a importância da homenagem. O parlamentar agradeceu a presença de estudantes e professores, que lotaram o plenário Vereadora Carmem Lúcia.

Néu do Gás afirmou que a educação formal é fundamental no desenvolvimento humano e ressaltou que seu mandato tem se empenhado em apoiar políticas públicas de incentivo ao ensino público de qualidade. O parlamentar destacou programas de assistência a crianças e adolescentes como Projovem; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Conquista Criança, Programa Segundo Tempo, Programa Liberdade Assistida; Rede de Atenção a Criança e Adolescente, além dos investimentos do Governo Municipal em educação.
“Meu mandato está apresentando o projeto Vereador Mirim, com o objetivo de aproximar  os estudantes do Poder Legislativo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes”, disse o vereador. O assessor parlamentar Orlando Filho apresentou o projeto para os presentes, destacando a importância do mesmo para a aproximação da Câmara no cotidiano dos estudantes.

O presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância da sessão e parabenizou o vereador Néu do Gás pela iniciativa em realizar a sessão. Destacou, ainda, o trabalho desenvolvido pelos alunos do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED).

Segundo o diretor da Direc-20, professor Ricardo Costa, os estudantes brasileiros sempre foram protagonistas das grandes mobilizações por ideais de liberdade e democracia. Costa comemorou os investimentos do Governo do Estado em educação e cultura, voltado para a juventude, o que reflete nos números apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Exame Nacional do Ensino Média (ENEM).

Cláudio Matos, diretor do Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana, também destacou a importância do protagonismo juvenil e ressaltou a valorização da escola pública. “É preciso resgatar a escola pública como uma escola de qualidade”, declarou.

Já Gildelson Felício, secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, comentou sobre a origem do Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto como marco da criação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil. Felício afirmou que sempre esteve envolvido com os movimentos estudantis, especialmente no período de luta contra o regime militar.

A professora Maria Cristina Lima, diretora do Colégio Estadual Polivalente, afirmou que é preciso valorizar os professores, pois são eles os responsáveis diretos pela educação formal de crianças e adolescentes. Lima lamentou o crescimento da violência no espaço escolar e cobrou a presença da Polícia Militar nas proximidades do Colégio Polivalente. “Nossos direitos não estão sendo garantidos”, declarou.

Núbia Cardoso, professora da Escola Municipal Mozart Tanajura, cobrou dos alunos uma postura crítica e reflexiva quanto à importância de ser estudante. “Nunca deixamos de ser estudantes, porque sempre estamos aprendendo alguma coisa”, declarou, incentivando os estudantes a lutarem por uma educação de qualidade.

Daniel Cavalcante, que representou os alunos na mesa de discussão, parabenizou o vereador Néu do Gás pela realização da sessão e ressaltou a importância da participação dos estudantes na vida política do país. O estudante também destacou a educação como fundamental na formação da juventude brasileira.

O Capitão Selmo, representante do Comando da Polícia Militar, defendeu a valorização da escola pública e afirmou que só por meio da educação a sociedade será transformada. Ressaltou que a PM está atenta aos problemas envolvendo a violência contra estudantes. “Estamos buscando aumentar a capacitação dos nossos policiais”, disse.

Juciara Soares, professora que representou a Secretaria de Educação, destacou o empenho do Governo Municipal em priorizar a educação básica. Citou a construção e reforma de diversas creches e escolas tanto na zona urbana quanto na zona rural. “Os estudantes são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de Vitória da Conquista”, declarou.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31