Imagem Vereadores querem cumprimento da Lei dos 15 minutos

Vereadores querem cumprimento da Lei dos 15 minutos

Arquivo

06/08/2010 11:00:00


Na sessão que discutiu a aplicabilidade da Lei que determina o tempo máximo de espera nas filas de bancos e supermercados, o vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou a Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor pelo trabalho desenvolvido, porém lamentou que muitas reuniões são realizadas, porém as mudanças não ocorrem. O parlamentar criticou o atendimento no supermercado Hiper Bom Preço, cobrou o cumprimento da lei também nas agências bancárias e afirmou que foi desrespeitado no atendimento em determinado hospital que atende pelo plano de saúde Planserv.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e líder do prefeito na Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que objetivo da sessão foi contribuir na melhoria do atendimento aos consumidores conquistenses. Lamentou a ausência de representante do Ministério Público, porém comemorou os resultados positivos da sessão.
Jacaré cobrou a ampliação de caixas eletrônicos nas agências bancárias em Conquista, como estratégia de redução do tempo que clientes são obrigados a esperar nas filas. O “desrespeito” aos consumidores de supermercados e hipermercados também foi comentado pelo parlamentar, que exigiu o cumprimento da lei e a aplicação das multas previstas para os estabelecimentos que descumprirem a lei.
O parlamentar afirmou que uma cartilha contendo os direitos do consumidor está sendo preparada pela Comissão, que quer fazer uma campanha de conscientização dos direitos do consumidor em âmbito municipal. “Precisamos unir forças”, declarou, garantindo que os vereadores vão continuar lutando em defesa dos consumidores conquistenses.

Para o vereador Joel Fernandes (PTN), o papel dos parlamentares é fiscalizar e cobrar a aplicação das leis que protegem o consumidor. O vereador também cobrou da Câmara uma postura firme quanto às questões que envolvem desrespeito aos consumidores. Informou que vai entrar com uma ação no Ministério Público contra a Coelba, por irregularidades no distrito de José Gonçalves.

O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou o aumento da credibilidade que o PROCON vem conquistando junto à população conquistense. Para Abreu, é preciso intensificar a fiscalização em Vitória da Conquista, com o objetivo de fazer cumprir as leis existentes no âmbito municipal. Ressaltou a importância dos bancos para manutenção do sistema financeiro, porém cobrou melhorias do atendimento e aumento do número de funcionários nas agências bancárias. Parabenizou o trabalho desenvolvido pelas agências dos Correios em Conquista e fez duras críticas à Telemar, pela péssima qualidade no atendimento.

Já o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), criticou o SINTRANS pela falta de habilidade em gerir o trânsito em Conquista. Lamentou a falta de respeito do supermercado Hiper Bom Preço para com seus clientes e o despreparo de determinados servidores de alguns bancos da cidade. Rebouças sugeriu ao PROCON um estilo de atendimento itinerante, com o objetivo de trazer para mais perto do cidadão o trabalho realizado pelo órgão.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) afirmou que ainda há desrespeito para com o consumidor conquistense e também cobrou mais fiscalização nos órgãos e estabelecimentos destinados ao atendimento ao público. Para Moreira, é preciso que ações efetivas obriguem o cumprimento das leis aprovadas pela Câmara. “Se os gestores não assumirem seu papel, as coisas não vão melhorar”, declarou, lamentando a ausência de representante do Ministério Público.

O vereador Luciano Gomes (PR) também lamentou o desrespeito para com os consumidores conquistenses e afirmou que é preciso que os mesmos denunciem os abusos sofridos. “Muitas pessoas não têm coragem de ir ao PROCON para denunciar”, disse, incentivando a população a ter uma posição mais ativa na defesa de seus direitos.

Para o líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), a sessão foi importante, pois mobilizou representantes de bancos e de agências dos Correios com o objetivo de resolver os problemas constatados. O parlamentar afirmou que as agências bancárias devem contratar mais funcionários para que as filas sejam reduzidas e a população tenha atendimento rápido, mesmo em dias de grande movimento. Gonçalves comemorou os investimentos da Caixa Econômica Federal em Conquista e solicitou a implantação de uma agência do Banco do Brasil no bairro Brasil.

O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), também destacou a presença de representantes da sociedade na sessão e lamentou a ausência do Ministério Público, que mais uma vez não enviou representante para discussão de um tema tão relevante como a garantia dos direitos do cidadão. “Quero parabenizar as pessoas que participaram desa sessão”, disse.
Silveira destacou a presença de representantes dos banco Bradesco, Caixa Econômica e Brasil, além da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), PROCON e Sindicato dos Bancários. Ressaltou que tal sindicato tem feito um trabalho de excelência, não só na luta pelos direitos dos bancários, mas pela melhoria na qualidade do atendimento aos clientes.
O parlamentar destacou o crescimento econômico do país, especialmente a aceleração da construção civil em Vitória da Conquista. Afirmou que o PROCON deve acompanhar crescimento da cidade. “É muito fácil criticar, porém difícil  efetivar as mudanças. Nós queremos auxiliar a comunidade. As empresas precisam se adequar ao atendimento para a população”, declarou, parabenizando o trabalho da Comissão de Defesa do Consumidor.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31