Imagem Vereadores querem prioridade na preservação ambiental

Vereadores querem prioridade na preservação ambiental

Arquivo

09/06/2010 11:20:00


Na sessão que discutiu a preservação ambiental em Vitória da Conquista, o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que a cidade paga o preço pela degradação da serra do Periperi. O parlamentar ressaltou que foi o ex-prefeito Murilo Mármore quem iniciou o processo de preservação da serra. Pithon destacou, ainda, a participação de seu mandato para que o local fosse preservado. “Esperamos que o poder público dê continuidade à preservação daquela área”, disse.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN) lamentou a ausência de representantes da EMBASA e da Secretaria Municipal de Agricultura na sessão. O parlamentar apontou a Lagoa das Bateias como local que precisa de mais atenção por parte da Prefeitura, “pois a água limpa está sendo contaminada pelo  esgoto doméstico”.
Rebouças criticou a Prefeitura por estar urbanizando o Poço Escuro e destruindo as nascentes do local. A destruição da vegetação da serra do Periperi também foi apontada pelo parlamentar como um crime ambiental. “Vou apresentar um projeto de preservação ambiental para punir quem polui e quem é omisso diante das questões ambientais”, declarou.

Para o vereador Ademir Abreu (PT), as questões relativas à preservação do meio ambiente são fundamentais na elaboração de políticas públicas de inclusão social. Afirmou que mais de um milhão de pessoas não têm acesso à água potável, situação que tende a piorar com o passar do tempo.
O parlamentar lamentou a degradação de nascentes de rios na região Sudoeste e de reservas florestais e matas ciliares. “O poder público não tem apresentado a capacidade de fiscalizar o cumprimento de leis ambientais”, disse, ressaltando a urgente necessidade da criação de mecanismos de preservação daquilo que ainda pode ser salvo.


O vereador Hermínio Oliveira (PDT) lamentou a saída da ex-ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, e destacou o trabalho da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. Ressaltou que irregularidades foram detectadas nas barragens Água Fria I e II e cobrou da EMBASA e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ações para que água contaminada com dejetos não seja mais despejada no rio dos Monos.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que a degradação ambiental demonstra a falência do modelo econômico vigente. A parlamentar citou a falta d'água como um dos principais problemas que precisam ser enfrentados. Destacou o descaso da Prefeitura para com a Lagoa das Bateias e pavimentação do Poço Escuro. “Precisamos acordar, pois os recursos naturais estão se esgotando”, disse.



O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT),ressaltou a importância do debate que foi feito na sessão. O parlamentar afirmou que foi na gestão do prefeito Guilherme Menezes que a serra do Periperi começou a ser de fato preservada. “Até 1996 a serra estava sendo invadida e devastada”, disse, ressaltando o sucesso do programa de habitação popular, que possibilitou o crescimento ordenado de Vitória da Conquista.
De acordo com o parlamentar, faltavam políticas públicas de crescimento ordenado da cidade, que foram implantadas a partir da gestão do prefeito Guilherme Menezes. Destacou que, nas questões relativas à preservação do meio ambiente, não bastam apenas discursos, mas ações eficazes que, de fato, promovam a preservação.
Silveira ressaltou, ainda, a limitação dos vereadores nas questões relativas a preservação ambiental, já que os mesmos não podem aprovar projetos que onerem o Município. Destacou a importância da criação do selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, que visa reconhecer as ações de empresas locais que preservam o meio ambiente. “O selo poderá ser colocado na logomarca da empresa por cinco anos”, disse o vereador, salientando que o  mesmo não será concedido apenas pela Câmara, pois trata-se de uma ação conjunta entre UESB, IBAMA, Prefeitura e a sociedade em geral.
Ainda em seu discurso, o presidente da Câmara salientou a importância de campanhas educativas que conscientizem e estimulem a população na preservação ambiental. “Não somos donos da natureza. Precisamos nos unir, colocar os pés no chão e buscar caminhos para preservação do meio ambiente”, declarou.
Silveira solicitou a ocupação da Lagoa das Bateias pela Polícia Militar com o objetivo de promover a segurança do local. Reconheceu os avanços na gestão do vereador Alexandre Pereira, que incluiu no calendário oficial do Legislativo a sessão para discutir a preservação do meio ambiente. Destacou a nomeação de Valdemir Dias, ex-funcionário da Câmara Municipal, para secretário Municipal de Meio Ambiente. “Trata-se de uma pessoa competente e comprometida que, sem dúvida, fará um excelente trabalho”, disse.

O vereador Joel Fernandes (PTN) ressaltou a importância da preservação do meio ambiente e lamentou a devastação da mata atlântica e do Poço Escuro, que sofreram degradação pelo mau uso dos recursos naturais. Fernandes cobrou ações de efetiva preservação do meio ambiente e afirmou que países como os Estados Unidos pagam um preço muito caro pela degradação ambiental. “Vamos dar nossa contribuição para a preservação do meio ambiente”.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30