Imagem Sessão especial celebrou Dia Internacional do Meio Ambiente

Sessão especial celebrou Dia Internacional do Meio Ambiente

Arquivo

09/06/2010 10:30:00


A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (9), sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de discutir políticas públicas de preservação ambiental em Vitória da Conquista. Na sessão, que faz parte do calendário oficial da Casa, também foi lançado o edital para o selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, de autoria do presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira, que destacou a necessidade de ações práticas na preservação do meio ambiente.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que as questões relativa a preservação do meio ambiente devem estar na pauta de discussão permanente do poder público. Lamentou a devastação da mata nativa na região e contaminação das nascentes e mananciais de água em Vitória da Conquista.
Rebouças criticou a Prefeitura pela falta de manutenção das praças da cidade e lamentou a “invasão” das mesmas por vendedores ambulantes e lanchonetes que ocupam um local que deveria ser de uso da comunidade. “A praça é um local de lazer e pertence ao povo”, disse, lamentando a poluição visual no perímetro do centro da cidade.

O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), afirmou que a comunidade não tem interesse em discutir as questões que dizem respeito à preservação ambiental. O parlamentar destacou a necessidade de uma ampla conscientização da preservação do meio ambiente.
Para Gonçalves, é necessário que a Câmara promova o debate sobre a bacia hidrográfica da região e construção da barragem do rio Pardo. Segundo o parlamentar, é preciso defender uma economia sustentável, especialmente nas políticas públicas de preservação da água própria para consumo humano.


José Carlos Barreiro, que representou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, afirmou que  no Dia Mundial do Meio Ambiente existem motivos para comemoração, diante das políticas públicas estaduais de preservação ambiental. “A questão ambiental é de todos nós”, disse, destacando que o Código Florestal está sendo discutido em Brasília.
Barreiro chamou a atenção dos presentes para a importância de uma discussão responsável sobre o Código Florestal e defendeu uma gestão ambiental compartilhada, numa tentativa de unir forças para a preservação do meio ambiente.

Para Valdemir Oliveira Dias, secretário Municipal de Meio Ambiente, uma das principais preocupações das grandes cidades é o destino do lixo produzido diariamente. Dias ressaltou que o poder público pouco conseguirá realizar, se a população não for parceira nas ações de conservação ambiental.
O secretário, que recentemente assumiu o cargo, reconheceu os grandes desafios na gestão ambiental em Vitória da Conquista, mas ressaltou que existem motivos para comemoração, diante das ações municipais que visam preservar o meio ambiente. Dias destacou a criação do selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, concedido a empresas que cumprirem a legislação ambiental.

O Major Medeiros, que representou o 9o Batalhão de Polícia Militar, garantiu que a PM é parceira nas ações de preservação do meio ambiente, especialmente na fiscalização do cumprimento das leis ambientais. “Apoiamos a conservação do nosso ambiente”, declarou, parabenizando a Câmara pela realização da sessão.

Márcio Higino, secretário Municipal de Governo, fez um resgate histórico das políticas públicas voltadas para preservação do meio ambiente. Destacou os estudos que apontam para o esgotamento dos recursos naturais. “É preciso que a sociedade trabalhe de forma integrada. A sociedade como um todo deve estar mobilizada”, disse, destacando a importância de priorizar a educação ambiental e a sustentabilidade.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30