Imagem Vereadores destacam importância da Casa do Câncer

Vereadores destacam importância da Casa do Câncer

Arquivo

02/06/2010 11:20:00


Na sessão mista desta quarta-feira (2), que discutiu a atuação da Casa do Câncer em Vitória da Conquista, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que a melhor forma de transformar a sociedade é sendo solidário. A parlamentar afirmou que embora seja obrigação do poder público promover a saúde, iniciativas como a Casa do Câncer minimizam o sofrimento de quem não tem condições de pagar pelo tratamento. “Nos sentimos honrados e felizes ao ver pessoas disponibilizarem suas vidas em benefício de pessoas em sofrimento. Que Deus ilumine cada um dos voluntários que trabalham no projeto”, afirmou.


O médico e vereador Ademir Abreu (PT) ressaltou o sofrimento da pessoa que tem câncer, especialmente aquelas que não tem condições de fazer um tratamento devido às precárias condições financeiras. Destacou o trabalho realizados pelos voluntários da Casa do Câncer e incentivou a prática da solidariedade e do amor ao próximo.

Para o vereador Hermínio Oliveira (PDT), a sessão foi muito importante, pois os vereadores tiveram esclarecimentos sobre o funcionamento da instituição. Salientou que, na gestão do ex-prefeito José Raimundo Fontes, a Prefeitura doou terreno para a construção da sede própria, que já está em fase de conclusão.

O vereador Alexandre Pereira (PT) parabenizou o trabalho de Maria do Carmo Gomes, que tem dedicado sua vida ao serviço do próximo, especialmente as pessoas que são atendidas pela Casa do Câncer. “O poder público deve dar suporte em tudo aquilo que foi possível”, disse, ressaltando que todos têm papel fundamental no apoio a pacientes com câncer.

O líder da bancada de situação, vereador Arlindo Rebouças (PMN), destacou a importância do trabalho voluntario e atenção para com os pacientes com câncer. O parlamentar criticou o sistema de saúde pública em Vitória da Conquista, lamentando a demora que os usuários do SUS enfrentam para conseguir marcar exames fundamentais para prevenção e tratamento de doenças crônicas.

O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), afirmou que é característica do povo conquistense um comportamento solidário. Parabenizou Maria do Carmo Gomes e demais voluntários da Casa do Câncer, sugerindo a realização de campanhas para sensibilizar a população diante das demandas da instituição.
Silveira afirmou que, até 1997, faltava um sistema de saúde pública que assegurasse tratamento para a população. Destacou que o Município tem 39 equipes de agentes de saúde, o que demonstra o compromisso que tem para com as pessoas mais necessitadas que dependem do SUS. O parlamentar parabenizou a secretária Suzana Ribeiro pelo trabalho realizado na Secretaria Municipal de Saúde.

Já o vereador Joel Fernandes (PTN), afirmou que constantemente visita a Casa do Câncer e parabenizou o trabalho dos voluntários que doam suas vidas em favor das necessidades de pessoas carentes. O parlamentar colocou seu mandato à disposição da Casa do Câncer e desafiou os demais a apoiarem o projeto.  “Parabenizo Maria do Carmo pela iniciativa em coordenar uma instituição tão importante”, disse.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) citou o texto bíblico em que Jesus declara: “Eu vim para servir e não para ser servido”. O parlamentar afirmou que não existe nada melhor do que o prazer em servir ao próximo, cumprindo os mandamentos da Bíblia Sagrada. “Não tem coisa que mais alegra o coração de Deus do que pessoas que disponibilizam suas vidas ao serviço ao próximo”, declarou, ressaltando que há 25 anos trabalha com dependentes químicos e conhece de perto a recompensa do trabalho voluntário.

O vereador Néu do Gás (PSB) ressaltou que a colaboração dos voluntários não é suficiente para atender a demanda da Casa do Câncer. Para o parlamentar, é preciso que o poder público dê apoio à instituição para que um maior número de pessoas que sofrem com o câncer sejam atendidas.

O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), disse que a população conquistense reconhece o trabalho da Casa do Câncer, o que motiva os voluntários a continuarem trabalhando na instituição. O parlamentar afirmou que todos devem se engajar em projetos solidários com o objetivo de ajudar o próximo.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30