Imagem Vereadores comentam projeto de revitalização do centro da cidade

Vereadores comentam projeto de revitalização do centro da cidade

Arquivo

28/04/2010 12:13:00


Na sessão que discutiu o projeto de revitalização do centro comercial de Vitória da Conquista, o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que desde 1997 a reforma do centro comercial é discutida, porém, até o momento, nada foi feito. O parlamentar ressaltou que o senador ACM Junior apresentou emenda de R$ 40 milhões para a construção do novo aeroporto, porém até hoje o Governo do Estado não se mobilizou para a construção do aeroporto. “Aguardamos que os deputados da oposição também se mobilizem”, disse, cobrando mais empenho dos representantes conquistenses para que a revitalização do centro comercial seja de fato concretizada.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Fernando Jacaré (PT), parabenizou a iniciativa do vereador Hermínio Oliveira (PDT) e afirmou que o tema é de interesse da população conquistense. Jacaré afirmou que o assunto vem sendo discutido pelos vereadores desde outras legislaturas e é encarado pelo Município como prioridade. “Os avanços que experimentamos são frutos deste momento de desenvolvimento que nossa cidade vive”, afirmou, ressaltando que o projeto tem o apoio do prefeito Guilherme Menezes.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) ressaltou que já trabalhou no comércio informal na década de 1970 e conhece de perto os problemas enfrentados pelos comerciantes informais. Destacou a atuação do ex-prefeito Fernando Spínola, que construiu, em 1972, o Centro Comercial Fernando Spínola, que abriga comerciantes da Praça da Bandeira. Rocha cobrou da Prefeitura a construção do shopping popular, para oferecer infraestrutura aos comerciantes que trabalham na Praça Arlindo Rodrigues e nas proximidades do Mercado Municipal do Bairro Brasil.

O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que a base da economia de Conquista é o comércio, que precisa de investimentos contínuos. O parlamentar afirmou que algumas iniciativas vêm sendo tomadas para revitalização do centro comercial, porém defendeu a criação de uma estrutura para que idosos e crianças também sejam contemplados na acessibilidade do centro da cidade. Abreu também apontou projetos culturais como estratégias de revitalização do centro comercial.

Já o vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que o projeto apresentado pelos técnicos do SEBRAE não contemplou o comércio do Bairro Brasil, destaque na economia local. Rebouças apontou pontos como deficiências no transporte coletivo como problemas que precisam ser resolvidos. Também criticou a poluição visual na cidade e cobrou do poder público uma atuação fiscalizadora diante de tal realidade. O parlamentar criticou a postura da Prefeitura por reformar o mercado de carnes do CEASA, porém não ter dado atenção para as demais barracas do local. Ainda em seu discurso, o vereador criticou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela inoperância diante dos problemas de Conquista.

O vereador Alexandre Pereira (PT) salientou que o comércio local, apesar de todas as dificuldades, vem se modernizando e adequando a uma nova realidade, num investimento contínuo. Para Pereira, o projeto de revitalização apresentado pelo SEBRAE vem somar neste momento de desenvolvimento vivido pela cidade. Afirmou que é preciso somar forças para captar recursos para tornar viável a execução do projeto. Também defendeu a parceria público-privada, o que vai contribuir para que o centro comercial seja revitalizado. “Acreditamos que juntos teremos condições de viabilizar tal projeto”, declarou.

O vereador Luciano Gomes (PR) salientou que a reforma do centro comercial interessa a comerciantes, lojistas e consumidores, além de contribuir para a geração de emprego e renda para o município. O parlamentar parabenizou o vereador Hermínio Oliveira pela iniciativa em discutir o tema. Afirmou que “é preciso ter vontade política para que o projeto se concretize”.

Segundo o vereador Néu do Gás (PSB), a revitalização do comércio é uma questão primária, já que o mesmo é quem movimenta a economia da cidade. O parlamentar também defendeu as parcerias público – privadas e sugeriu ações como atendimento às normas de acessibilidade, melhorias na iluminação e infraestrutura, redução da poluição visual e ampliação do estacionamento no perímetro do centro da cidade. “Nosso mandato está à disposição para reivindicar, junto aos órgãos competentes, recursos para que o projeto se transforme em realidade”, disse.

O vereador Joel Fernandes (PTN) destacou o crescimento da cidade, ressaltando que o centro já funciona como um shopping à céu aberto, que necessita de infraestrutura necessária. “O poder público não pode fazer tudo sozinho. É preciso colocar em prática as parcerias público-privadas”, afirmou, ressaltando que, caso Conquista seja declarada região metropolitana, mais recursos serão destinados para o município, o que vai contribuir para a revitalização do centro comercial.

O vereador Vivi Mendes (PT) salientou que “o fato de ser à céu aberto poderá ser um complicador para a concretização do projeto que revitaliza o centro comercial”. O parlamentar sugeriu que a área seja coberta, o que vai proporcionar mais conforto aos consumidores. Mendes afirmou que a chuva e a exposição ao sol são elementos que afastam os consumidores do centro da cidade.

De acordo com o vereador Gilzete Moreira (PSB), esta é a primeira vez que um projeto deste porte é apresentado na Câmara Municipal. Parabenizou o SEBRAE pela elaboração e apresentação do projeto, ressaltando que todos devem abraçar a causa e lutar pela captação de recursos para que o mesmo seja concretizado. Silveira afirmou, ainda, que a Câmara apóia o projeto, pois o mesmo vai gerar desenvolvimento para Vitória da Conquista. “Creio que toda a sociedade vai se envolver para a execução do projeto que revitaliza o centro comercial”, enfatizou.

O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), ressaltou a importância do debate e citou iniciativas vitoriosas como o Banco do Povo, que contou com o apoio do prefeito Guilherme Menezes. O parlamentar parabenizou a diretoria do CDL e destacou a presença do prefeito na Conferência Territorial de Economia Solidária. Também enfatizou o evento que reuniu mais de 200 lideranças, no último sábado, na região da Matinha, com a presença do prefeito e do presidente da Câmara.
“É importante que a sociedade acompanhe as ações do poder público”, disse Silveira, parabenizando o vereador Hermínio Oliveira pela iniciativa em trazer o debate para a Câmara. O parlamentar sugeriu a inclusão da Avenida Integração no projeto de revitalização do centro comercial. “É um mega projeto que depende das parcerias público-privadas”, afirmou, ressaltando a alegria da Câmara por ter assinado o convênio com a UESB para transmissão das sessões.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) garantiu que o debate vai continuar em outras ocasiões para que o projeto seja amadurecido e colocado em prática. O parlamentar sugeriu a formação de uma comissão mista para levar as discussões adiante.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31