Imagem Projeto de revitalização do centro comercial é discutido na Câmara

Projeto de revitalização do centro comercial é discutido na Câmara

Arquivo

28/04/2010 10:40:00


A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira (28), sessão especial para discutir a revitalização do centro comercial de Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (PDT), que ressaltou a importância da discussão do tema e salientou que o centro da cidade precisa de uma revitalização com o objetivo de potencializar o comércio, que é pólo na região. O parlamentar ressaltou que Vitória da Conquista tem um comércio forte, que funciona como carro chefe da economia local.
Oliveira sugeriu a formação de uma comissão mista para levar adiante as discussões e elaborar um projeto de revitalização do centro comercial. Defendeu a criação de um shopping à céu aberto, o que  vai proporcionar conforto para clientes e comerciantes. “O shopping à céu aberto envolve reforma de sistema hidráulico, elétrico, remodelando praças, galerias e avenidas”, disse, sugerindo, também, a criação do shopping popular.
Para Cláudio Cardoso, gerente regional do SEBRAE, o shopping à céu aberto é um projeto que tem por objetivo servir como uma ferramenta de expansão do centro comercial da cidade. Informou que o SEBRAE é responsável pela elaboração do projeto, que deve ser executado com a parceria entre a iniciativa privada e poder público. “É preciso criar uma estrutura para atrair consumidores, gerando emprego e renda para o município”, afirmou.
Estação Shopping - Adriano Câmara, que apresentou o projeto, ressaltou que a proposta apresentada pelo SEBRAE tem por base a acessibilidade e conforto tanto para lojistas quanto para consumidores. Câmara detalhou o projeto para os vereadores, destacando que o mesmo é o resultado de meses de pesquisas feitas por técnicos especializados na área.
O projeto, denominado Estação Shopping, prevê, dentre outras coisas, a priorização na locomoção dos pedestres, ampliação dos horários de circulação, zoneamento de pontos de táxi, construção de sanitários, praça de alimentação, acessibilidade e inovação no paisagismo. “Estamos à disposição para contribuir para tudo o que for necessário”, disse.
André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), afirmou que as zonas comerciais de Vitória da Conquista precisam de urgente reforma. O ativista ressaltou que esta é uma antiga reivindicação do MCMP. “Queremos ver este projeto colocado em prática”, disse, criticando a poluição visual e sonora no centro da cidade.
Segundo Marcos Alberto Oliveira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a revitalização do centro comercial é fundamental para a expansão do comércio conquistense. “É preciso buscar caminhos que concretizem o projeto”, declarou, citando exemplos de outras cidades que implantaram o shopping à céu aberto e tiveram êxito. Oliveira afirmou que a CDL não tem condições de arcar com os custos financeiros e cobrou da Prefeitura a iniciativa em executar o projeto.
Já Guimarães Viana, que representou o Sindicato dos Comerciários, garantiu apoio ao projeto, que vai tornar mais competitivo o comércio local. Para Viana, Conquista é referência para toda a região Sudoeste e a revitalização do centro comercial vai atrair novos consumidores. “É momento de todos abraçarem esta causa ”, declarou.
Administração municipal apóia projeto - Marcos Andrade, diretor da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (ADTR), parabenizou a Câmara pela iniciativa em discutir o assunto, ressaltando que o município é referencial para todo o estado. “É preciso qualificar e se preparar para este novo momento de crescimento de Vitória da Conquista. A Prefeitura tem buscado articular as parcerias para que o projeto seja de fato concretizado”, declarou, garantindo que o shopping popular é uma das prioridades do prefeito Guilherme Menezes.
O secretário Municipal de Governo, Márcio Higino, afirmou que o projeto é oportuno, diante do dinamismo econômico e social que o município atravessa. Higino também declarou que o prefeito apóia a revitalização do centro comercial. Segundo o secretário, é preciso captar recursos para que o Estação Shopping seja efetivamente colocado em prática, inclusive nas parcerias público-privadas. “Este projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal”, garantiu.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30