Imagem Vereadores comentam reivindicações dos moradores de Veredinha

Vereadores comentam reivindicações dos moradores de Veredinha

Arquivo

26/04/2010 09:40:00


Na sessão itinerante realizada no povoado de Veredinha nesta sexta-feira (23), o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que o precário abastecimento de água e a ausência da Policia Militar são problemas enfrentados por toda a zona rural de Vitória da Conquista. O parlamentar criticou o Governo do Estado pela inoperância diante das demandas da população.
Pithon destacou, ainda, as deficiências na saúde pública em Conquista, citando matéria veiculada na imprensa local em que um ‘defunto’ conseguiu marcar um exame médico. “Há mais de um ano o paciente havia morrido e só agora ele conseguiu marcar o exame”, disse o vereador.

O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou o prefeito pela reforma na escola municipal de Veredinha. Também destacou o bom trabalho realizado pela equipe de saúde que atua no local, ressaltando que, mesmo diante das dificuldades, consegue realizar um trabalho reconhecido pela comunidade.
Abreu cobrou a implantação da energia trifásica no povoado, o que vai ampliar a capacidade de produção. “Nosso mandato tem trabalhado pela zona rural”, disse. Ainda em seu discurso, o parlamentar rebateu as críticas feitas ao prefeito Guilherme Menezes, afirmando que o mesmo, quando era deputado federal, destinou recursos para a construção de aguadas em diversos povoados.

Já a vereadora Lúcia Rocha (DEM), destacou as indicações, de sua autoria, apresentadas na sessão desta sexta-feira, que cobram do poder público obras que melhorem a qualidade de vida da comunidade. “A função dos vereadores é cobrar dos governos estadual e municipal as obras para a zona rural”, afirmou.
A parlamentar fez duras críticas ao Município e ao Estado, afirmando que é culpa do prefeito e do governador os problemas enfrentados pela população de Veredinha. Para Rocha, é vergonhosa a situação de insegurança vivida pelos moradores de da zona rural, fruto do “desrespeito do Estado que não oferece segurança pública para a população”.

O vereador Beto Gonçalves (PV), líder da bancada de situação, afirmou que a comunidade local deve reivindicar seus direitos junto ao poder público. Comentou sobre a audiência pública que discutiu a destinação dos veículos acumulados no pátio do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Segundo o parlamentar, os veículos serão destinados a uma área anexa ao Complexo Policial.
Gonçalves se posicionou contrário à transferência dos veículos para o referido local, ressaltando que o problema será apenas transferido de lugar, o que vai prejudicar os moradores que moram próximos ao Complexo Policial. “Esta Casa não pode aceitar esta decisão”, disse, salientando que os veículos devem ser doados para instituições filantrópicas ou leiloados.

O vereador Hermínio Oliveira (DEM) afirmou que na gestão do governador Paulo Souto foi feita a ampliação da água da Embasa com o objetivo de atender a zona rural. O parlamentar cobrou dos governos federal, estadual e municipal o empenho para a construção da barragem do rio pardo, o que resolveria os problemas de abastecimento de água na zona rural de Conquista. Oliveira lamentou o aumento da criminalidade e cobrou da Polícia Militar a destinação de viatura e policiais para monitorar a região de Veredinha.

O vereador Joel Fernandes (PTN) ressaltou sua atuação na época em que a estrada que dá acesso a Veredinha fosse asfaltada. Afirmou que seu empenho não tinha o objetivo de conseguir votos, mas foi fruto do compromisso de seu mandato em defender os interesses da zona rural. “Todos os vereadores devem se empenhar em buscar melhorias para o povo da zona rural”, declarou.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) rebateu as críticas feitas pelos vereadores da bancada de oposição em relação ao suposto descaso do Governo do Estado diante da segurança pública. O parlamentar ressaltou que a tendência é o aumento da violência, pois o aumento de policiais nas ruas não significa redução da violência.
Moreira salientou as ações do Governo Municipal em Veredinha na área da saúde e de educação, que melhoram a qualidade de vida da população. “É importante criticar, mas também é preciso reconhecer o que o Município tem feito”, ressaltou.
O parlamentar comentou sobre o Projeto de Lei 15/2010-L, de sua autoria, que proíbe a utilização de cigarros, charutos, cachimbos em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. “Quero incentivar que as pessoas parem de fumar”, disse.

O vereador Luciano Gomes (PR) destacou sua satisfação pela realização da sessão itinerante em Veredinha. Ressaltou que nasceu, cresceu e sempre morou na zona rural, o que lhe dá conhecimento de causa diante das demandas apresentadas pelo homem do campo. “Meu mandato está à disposição da zona rural de nossa cidade”, afirmou.
Gomes cobrou a implantação do Ensino Médio em Veredinha, salientando que luta pela educação na zona rural desde a época em que foram implantadas as primeiras unidades do Ensino Fundamental. O vereador informou aos presentes que será implantado na zona rural cursos pré-vestibulares. “Isto vai dar oportunidade para que os jovens da zona rural se preparem para o vestibular”, disse, enfatizando o empenho do deputado Jurandir Oliveira para que os cursinhos fossem implantados.

O vereador Jean Fabrício (PCdoB) afirmou que o papel do vereador é lutar pela melhoria da qualidade de vida da população das zonas urbana e rural. Fabrício rebateu as críticas feitas ao Governo Wagner e questionou a atuação das gestões passadas, que pouco fizeram. “Temos que ter coerência e decência em nossos discursos”, afirmou, reconhecendo as deficiências na segurança pública.
O vereador destacou as ações do governo estadual, que, apesar de enfrentar problemas, apresenta resultados positivos. Lamentou a postura de deputados da oposição que apresentaram resistência em aprovar recursos para programas como Água Para Todos.

Para o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PTN), a sessão foi importante, pois deu oportunidade para que a população apresentasse suas reivindicações. Salientou a urgência em implantar o Ensino Médio em Veredinha e cobrou a melhoria da qualidade da água potável. Destacou a articulação de lideranças locais na busca de recursos para o povoado e cobrou a atuação do coordenador distrital, que não participou da sessão.
Rebouças fez duras críticas quanto à saúde pública em Conquista e lamentou a inoperância do Governo do Estado diante dos problemas da falta de segurança pública. “O carro do governador foi roubado”, disse, afirmando que tal fato ilustra bem a falta de segurança do estado. Segundo o parlamentar, “a Bahia está abandonada”.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Fernando Jacaré (PT), ressaltou as ações da administração municipal na região de Veredinha e em toda a zona rural. Citou a construção da praça da Igreja, que em breve será inaugurada; o início da implantação do sistema de água tratada para a população; melhorias nas estradas; implantação da horta comunitária e a implantação do Jardim da Saúde (horta com plantas medicinais).
O parlamentar também garantiu que as ruas do povoado terão o serviço de cascalhamento e patrolamento o mais breve possível. “É assim que trabalhamos, sem falsas promessas, encarando as reivindicações da população com seriedade”, declarou. Jacaré reconheceu a necessidade da presença da Polícia Militar no povoado e lamentou o aumento do uso e tráfico de drogas na zona rural.
O vereador destacou a reforma da Escola Municipal Tobias Barreto, uma ação da administração municipal que demonstra o compromisso do prefeito em priorizar a educação na zona rural. Jacaré afirmou que vai se empenhar para que o Ensino Médio seja implantado em Veredinha. Ainda em seu discurso, rebateu as críticas feitas ao prefeito Guilherme Menezes, afirmando que o mesmo sempre teve atuação na zona rural, desde a época em que foi deputado federal.

Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT) destacou a alegria do Legislativo em realizar a sessão itinerante no povoado de Veredinha. Ressaltou que a Câmara cumpre seu papel quando promove sessões itinerantes que discutem os problemas da população da zona rural.
Afirmou que se sente honrado em participar de uma política séria e comprometida com os interesses da população, que oferece aos vereadores a possibilidade de retornarem às comunidades rurais para ouvirem as demandas locais. “As questões aqui apresentadas são legítimas e necessárias”, disse.
Silveira ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura e citou os avanços nas áreas de educação e saúde em todos os distritos e povoados desde 1997. Afirmou que, nas gestões anteriores, somente o povoado do Iguá contava com extensão do Ensino Fundamental e “alunos e professores não contavam com o serviço de transporte escolar”.
O parlamentar afirmou que o Ensino Fundamental está sendo ampliado na zona rural, numa postura do governo municipal em valorizar a educação. “Quando a educação chega, dificilmente alguém consegue enganar a população”, afirmou, destacando o trabalho da equipe de saúde.
O presidente ressaltou sua preocupação quanto ao crescimento da criminalidade, mas rebateu as críticas feitas contra o Governador Wagner. “Temos que trabalhar bastante para resolver os problemas de segurança pública”, disse.
Ao final de seu discurso, Silveira parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela realização da audiência que discutiu a destinação dos veículos acumulados no pátio do Disep. O parlamentar afirmou que percebeu a disposição dos órgãos competentes em resolver o problema. “Não foram os vereadores quem solicitaram a transferência dos carros”, esclareceu, ressaltando que uma solução possível seria o leilão dos veículos.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30