Imagem Vereadores destacam importância da mulher na sociedade

Vereadores destacam importância da mulher na sociedade

Arquivo

16/03/2010 22:00:00


Na sessão que celebrou o Dia Internacional da Mulher, o líder do prefeito na Câmara, vereador Fernando Jacaré (PT), afirmou que se sente orgulhoso em fazer parte de uma legislatura que tem discutido assuntos importantes como os direitos das mulheres. O parlamentar destacou que as mulheres têm o poder de transformar a sociedade.
“Temos a responsabilidade de transformar a mente de uma sociedade machista, que não compreende que os direitos devem ser iguais para todos”, disse. Jacaré homenageou as mulheres conquistense e destacou o nome de Maria da Conceição, pedagoga que faz um trabalho brilhante em Vitória da Conquista e foi homenageada com o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, afirmou que só a própria mulher tem o poder de acabar com o machismo no Brasil. Destacou que os filhos, quando ainda crianças e adolescentes são criados com uma concepção errada no conceito de divisão de gênero. O parlamentar afirmou que a mudança da sociedade tem que começar dentro da casa de cada família.
“Hoje a mulher está ocupando mais espaços na sociedade e alguns homens estão perdidos no tempo”, declarou, fazendo homenagem especial a sua mãe, de 78 anos, que apesar da idade ainda está ativa em seus afazeres. “Parabéns mulheres. Nós homens sem vocês, não somos nada”, encerrou o vereador.

Para o vereador Alexandre Pereira (PT), ainda são grandes os desafios das mulheres nos mais diversos setores da sociedade. Pereira ressaltou que os avanços são permanentes, pois as mulheres, onde quer que estejam, desempenham com excelência os papéis que lhes são confiados. Sobre as homenageadas da noite, o parlamentar afirmou que as mesmas representam a importância da atuação da mulher na sociedade. “Quero homenagear todas as mulheres pelas quais tenho plena admiração”, disse.

O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), destacou a trajetória das mulheres brasileiras na conquista de espaços antes ocupados apenas pelos homens. Destacou mulheres que ocupam lugares no meio acadêmico, religioso, empresarial, dentre outros. Gonçalves ressaltou que o Brasil tem duas candidatas à Presidência da República, “que têm um legado muito grande para oferecer ao país”.
O parlamentar declarou sua convicção que uma das duas candidatas será eleita. Citou os nomes de Marina da Silva, candidata pelo PV e Dilma Rousseff, candidata pelo PT. “São mulheres de fibra e coragem”, declarou, defendendo direitos iguais para homens e mulheres.

Já o vereador Hermínio Oliveira (PDT), afirmou que a sessão que celebra o dia da mulher é uma das mais importantes do calendário legislativo. Ressaltou que a mulher atual tem um perfil conciliador, possui facilidade de delegar autoridade, dentre outras características que a faz se destacar nos mais variados setores da sociedade. “Estas características formam uma liderança bem melhor sucedida”, disse, citando que estudos apontam que em empresas lideradas por mulheres o nível de confiança dos funcionários é maior do que as empresas comandadas por homens.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) afirmou que Deus criou a mulher para ser uma grande auxiliadora e administradora. Lamentou a postura de homens que não valorizam as mulheres e citou como exemplo a sua esposa, “que tem sido uma bênção” na vida do vereador.
Moreira destacou a homenagem que a Câmara presta à ex-vereadora Helita Figueira, que recebeu o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares. “Ela não cuida apenas da parte física das pessoas, mas também do aspecto espiritual”, disse, prestando homenagem à Figueira pelo trabalho social realizado com mulheres em estado de risco social.

O vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que as mulheres são merecedoras de muito mais do que apenas um dia de comemorações. “Como agente público poso afirmar que a presença feminina em todos os setores da sociedade é fundamental para o bom funcionamento do município”, declarou, salientado o fundamental papel da mulher no equilíbrio da família.  O parlamentar destacou a importância da vereadora Lúcia Rocha (DEM) na atual legislatura. Fez também, homenagem especial a sua mãe, esposa e filha. “Quero homenagear todas as mulheres do Brasil”, disse.

Para o vereador Joel Fernandes (PTN), a sociedade conta com mulheres que ocupam com excelência os mais variados espaços e funções. Fernandes citou exemplos de funções que antes eram ocupadas apenas por homens e hoje já contam com a presença de mulheres brilhantes. “As mulheres superaram os homens em todos os níveis”, disse, fazendo homenagem especial à sua esposa e às contempladas com o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares.
O vereador Ademir Abreu (PT) leu trecho da Bíblia que fala sobre a “mulher virtuosa”, que prospera em tudo o que faz. O texto, escrito há cerca de 800 a.C. traz a influência que a mulher tinha já na sociedade daquela época. Abreu fez um resgate da história da evolução da mulher nos últimos séculos, especialmente após a revolução industrial. O ingresso no mercado de trabalho pela mulher, que assumiu postos inferiores e se submeteu a baixos salários foram fatos citados pelo parlamentar. “As mulheres estão deputando a liderança nos mais variados espaços políticos”, disse.
Último a discursar, o vereador Luciano Gomes (PR) destacou a história das homenageadas com o Diploma Loreta Valadares. Para o parlamentar, trata-se de mulheres que se destacam na sociedade conquistense. O vereador cumprimentou de forma especial as mulheres convidadas especialmente para a sessão e homenageou sua mãe, esposa e filhas, que são tão importantes em sua vida.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30