Imagem Câmara celebra Dia Internacional da Mulher em sessão solene

Câmara celebra Dia Internacional da Mulher em sessão solene

Arquivo

16/03/2010 21:27:00


A Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira (16), sessão solene para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher. A sessão faz parte do calendário oficial do Legislativo, que discute temas envolvendo a mulher e sua emancipação econômica e social.
O vereador Jean Fabrício (PCdoB), que presidiu a sessão, afirmou que o Dia da Mulher não pode ser celebrado apenas como um dia festivo, mas como uma data que marca a luta das mulheres pelos seus direitos. “A mulher ainda encontra vários empecilhos em sua jornada de vida, sofrendo perseguições e abusos morais e sexuais”, disse o parlamentar.
Para Fabrício, apesar de todos os avanços, a sociedade ainda é machista e preconceituosa. O vereador afirmou que a data serve para uma reflexão sobre a necessidade da construção de uma sociedade melhor. “Precisamos educar os homens para respeitar as mulheres, para que todos sejam, de fato, iguais na sociedade moderna”, disse.
Maria Otília Soares, secretária do Conselho Municipal da Mulher, afirmou que apesar dos avanços nos últimos 100 anos no que se refere aos direitos da mulher, ainda há muito a se conquistar. Para Soares, a sociedade tem o dever de promover a equidade de gênero, diminuindo as disparidades entre homens e mulheres.
Os problemas envolvendo assédio moral e sexual foram apontados por Soares como pontos fundamentais que precisam ser enfrentados e solucionados. O desafio de criar os filhos, estar inserida no mercado de trabalho e se realizar pessoalmente foram citados. “Nós mulheres somos um sustentáculo social de muita importância”, declarou, lamentado a redução da presença feminina no campo político e econômico.
A psicóloga Maria Consolata Oliveira, lamentou o fato de, em pleno século XXI, as mulheres ainda serem tratadas de forma inferior. Oliveira ressaltou que é preciso que as pessoas olhem umas para as outras sem considerarem a identidade biológica. “Não consigo ver, em nenhum âmbito, a inferioridade da mulher”, disse a psicóloga, salientado que as mulheres não querem ser tratadas iguais aos homens, mas querem ser tratadas com respeito.
Já a defensora pública Josefina Moreira, afirmou que a mulher desempenha múltiplos papéis na sociedade atual. Ressaltou as mudanças sociais nas últimas décadas, enfatizando a conquista de direitos fundamentais. destacou que o maior desafio da mulher atual é encontrar um ponto de equilíbrio diante das demandas da vida atual.
Moreira fez referência sobre a história de Loreta Valadares, que, para a defensora pública, foi pioneira na luta pelos direitos femininos. Fez um resgate histórico da luta de Loreta Valadares, bem como sua prisão e tortura pelo regime militar. “Loreta reflete a mulher atual que luta para desempenhar os seus diversos papéis”, declarou.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM), única mulher que ocupa função parlamentar em Vitória da Conquista, destacou que as comemorações sobre o dia da mulher na Câmara marcam a celebração da garantia dos direitos femininos. A parlamentar fez um resgate histórico do Dia Internacional da Mulher, bem como dos protestos das operárias do século XIX e conseqüente morte de algumas mulheres que lutavam pelos seus direitos.
Rocha citou nomes de ícones femininos como Maria Quitéria, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e Loreta Valadares. “As mulheres desempenham com muita determinação os desafios que lhe são dados”, disse a parlamentar, defendendo o equilíbrio nas relações humana.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30