Imagem Câmara concede Título de Cidadão Emérito a Pedral Sampaio

Câmara concede Título de Cidadão Emérito a Pedral Sampaio

Arquivo

14/12/2009 15:00:00


A Câmara Municipal realizou, na última sexta-feira (11), audiência pública para entrega do Título de Cidadão Emérito ao ex-prefeito José Pedral Sampaio. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Arlindo Rebouças (PMN) e contou com a presença de diversos representantes da política local.
Pedral Sampaio é um dos grandes políticos da história de Vitória da Conquista. Sua primeira gestão foi em 1963, porém foi cassado pela Ditadura Militar. Vinte anos depois, em 1983, foi eleito pela segunda vez, reassumindo o comando da cidade. Após duas brilhantes atuações como chefe do executivo, em 1993 Pedral Sampaio foi novamente eleito para o terceiro mandato.
Em seu discurso, o vereador Arlindo Rebouças destacou a importância da homenagem a um dos mais influentes líderes políticos da história recente de Conquista. “A cidade estava devendo essa homenagem ao ex-prefeito Pedral Sampaio, que nessas cinco décadas vem trabalhando pela cidade de Vitória da Conquista”, disse o parlamentar.
Escola Pedralista - O professor Durval Menezes apresentou um breve histórico da vida política de Pedral Sampaio, ressaltando a existência da Escola Pedralista, “uma forma de fazer política que teve vários seguidores, como Luiz Soares Palmeira, Alberto Farias, Dilson Ribeiro, Nilton Gonçalves, Humberto Flores, Ubirajara Brito, D. Olívia Flores, Fernando Dantas Alves e muitos outros nomes que honraram a cidade”.
Menezes também destacou nomes como Jadiel Vieira Matos, Raul Ferraz, Elquisson Dias Soares,  Gildásio Cairo, Murilo Mármore, Helio Ribeiro, Clovis Flôres, Ivonilton Gonçalves, Sebastião Castro, Coriolano Sales e o atual prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes como políticos que foram influenciados pela liderança de Pedral Sampaio.
O ex-deputado Elquisson Soares, que também falou sobre a história política de Pedral Sampaio, afirmou que personalidades que  têm um legado como o de Pedral, não desaparecem facilmente. “Quem vem depois tem que superar para igualar as ações de Pedral. Até agora não surgiu nenhum político que tenha feito o que ele fez”, declarou.
Resistência à ditadura - O advogado e historiador Rui Medeiros ressaltou um dos maiores crimes que ocorreu no Brasil  foi o golpe militar de 1964, que cassou mandatos políticos como o de Pedral Sampaio. “A Ditadura Militar prendeu, expulsou, torturou, baniu pessoas de nosso país e desapareceu com pessoas. Mesmo assim, Pedral cassado e impossibilitado de militar legalmente em partido político continuou a acreditar, organizando a resistência de Vitória da Conquista, até nos tornar a primeira cidade a vencer eleitoralmente a ditadura militar”, disse Medeiros.
Continuidade na vida política - O ex-vereador Edvaldo Ferreira, afirmou que para o PMDB, historicamente ter Pedral nos quadros do partido como prefeito do MDB e depois do PMDB é motivo de orgulho para a história política do partido em Conquista. “Essa homenagem não é para pendurar as chuteiras de Pedral. Nossa missão na convenção do PMDB em Salvador é sugerir o seu nome como representante de Vitória da Conquista na composição da chapa do senado  com o ministro Gedel Vieira Lima”, disse.
Para o radialista Herzem Gusmão,  Vitória da Conquista é uma cidade politizada. Gusmão destacou que era adversário político de Pedral Sampaio, mas aprendeu a respeitá-lo e admirá-lo. Lembrou de uma sessão especial na Câmara de Vereadores que homenageou Edvaldo Flores e contou com a presença de Pedral Sampaio, um de seus maiores opositores políticos, numa demonstração de civilidade.
Vereadores prestam homenagem – Em seu discurso, o presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT) destacou a alegria do Poder Legislativo em homenagear e reconhecer publicamente os 50 anos de um legado político deixado por Pedral Sampaio. Silveira lembrou da coordenação da campanha de Valdir Pires para o governo do Estado, coordenada por Pedral Sampaio, que saiu vitorioso. “É intenção da Câmara de Vereadores resgatar a história política das legislaturas passadas e essa é uma justa homenagem”, concluiu.
O Vereador Vivi Mendes (PT) destacou sua luta ao lado de Pedral Sampaio para defender o povo sofrido de Vitória da Conquista. Afirmou que conseguiu, junto a Pedral, diversas obras para a zona rural de Conquista. “Todos os vereadores aprovaram essa homenagem a Pedral Sampaio. Foi uma iniciativa de Arlindo Rebouças que teve total apoio da Câmara”, afirmou.
A Vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou as obras realizadas pelo ex-prefeito Pedral Sampaio. “Um prefeito que dialogava com as pessoas e colocava Conquista acima de tudo. Foi resistência ao Carlísmo e à ditadura, governando nossa cidade por três oportunidades com as portas abertas para a comunidade”, ressaltou a parlamentar.
Pedral agradece homenagem - Pedral Sampaio agradeceu a Arlindo Rebouças pela realização dessa audiência pública e a todos os vereadores que aprovaram a entrega do Título de Cidadão Emérito. Citou nomes de personalidades como o de Alberto Farias, que organizou a Câmara de Vereadores; Franklin Ferraz Neto, primeiro juiz da justiça do Trabalho nomeado por João Gulart; Péricles Gusmão; Padre Palmeira; Hugo de Castro Lima, que foi seu opositor; Everardo Públio de Castro;  Camilo de Jesus Lima, dentre outros. O ex-prefeito agradeceu ao presentes e relembrou algumas das histórias políticas do passado, destacando seu carinho pela Câmara de Vereadores.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30