Imagem Comissão de Direitos Humanos e Cidadania visita presídio Nilton Gonçalves

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania visita presídio Nilton Gonçalves

Arquivo

12/11/2009 16:58:00


Na manhã desta quarta-feira (11), os vereadores Beto Gonçalves (PV) e Lúcia Rocha (DEM) – membros da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania – acompanhados do presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha  e da representante das mães dos detentos, Rosimeyre Soares, fizeram vistoria no Presídio Nilton Gonçalves. A visita foi solicitada por uma comissão de mães de presos, que denunciou abusos e maus tratos dentro do presídio.
A Comissão foi recebida pelo diretor do presídio, Emanuel Camargo, que ouviu as principais reclamações e esclareceu dúvidas quanto ao funcionamento da instituição. Segundo Camargo,  as penas aplicadas em determinados presos, bem como o isolamento de alguns, aconteceram em virtude de um princípio de rebelião, ocorrido na ultima semana. O diretor afirmou que a superlotação é o principal problema do presídio, que, apesar de contar com 187 vagas, tem hoje 289 detentos.
Marcos Rocha, presidente do Conselho Penal, parabenizou a iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e tranquilizou as mães dos detentos que estão no isolamento, pois constatou que os mesmos estão recebendo  tratamento adequado por parte da direção do presídio. Rocha solicitou dos vereadores que cobrem a conclusão do novo presídio que está em construção.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM), presidente da Comissão de Direitos Humanos, lamentou a superlotação do presídio. A parlamentar ouviu as reivindicações dos presos na ala de isolamento e se comprometeu em acompanhar de perto a situação. “A construção de um novo presídio não é a solução, mas ameniza o sofrimento dos presos, tanto do Nilton Gonçalves quando do Distrito Integrado de Seguransa Pública (DISEP)”, disse.
Segundo o líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), a  Comissão se comprometeu em fazer uma visita mensal ao presídio, para fiscalizar o tratamento dispensado aos detentos. “Algumas mães estão questionado o tratamento dado aos presos, pois superlotação do presídio tem causado sérios problemas”, afirmou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Online
 PodCast

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Inclusiva EP11 - Diagnóstico de autismo e carteirinha de identificação

Veja mais episódios
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30