Imagem Professor da USP destaca mobilidade urbana no transporte coletivo

Professor da USP destaca mobilidade urbana no transporte coletivo

Arquivo

20/10/2009 21:02:00


A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (20), sessão especial para discutir a implantação do bilhete único no sistema de transporte coletivo em Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), primeiro secretário da Câmara, que destacou a importância da discussão do assunto com a população.
O palestrante convidado para falar sobre o tema, professor Antônio Clovis Pinto Ferraz, doutor em Engenharia de Trânsito pela Universidade de São Paulo (USP), destacou a importância da implantação de políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana. Ferraz apresentou dados que indicam a segurança na utilização dos ônibus coletivos, que, via de regra, têm índices reduzidos de acidentes com vítimas fatais.
O professor defendeu a utilização do ônibus como transporte público que reduz a agressão ao meio ambiente, facilita o trânsito e atende um maior número de pessoas ao mesmo tempo. A mobilidade socialmente justa e a redução de subsídios no transporte coletivo foram pontos defendidos pelo palestrante. “A nossa luta é para que o Governo Federal reduza os impostos sobre os ônibus coletivos, o que, consequentemente, reduziria o valor da tarifa”, disse.
Bilhete único – Ferraz sugeriu a implantação do sistema cartão inteligente como estratégia de mobilidade integrada no sistema de transporte coletivo. “O desafio é disponibilizar o transporte coletivo barato, subsidiado pelo Governo Federal, com qualidade, eficiência e com o mínimo impacto ambiental”, afirmou.
O professor defendeu a integração tarifária e rebateu as possíveis críticas sobre a bilhetagem única, afirmando que, ao contrário do que se imagina, não significa redução de receita para as empresas operadoras do transporte coletivo. “Implatar a integração tarifária é um ganho social, pois permite que as pessoas se locomovam com mais facilidade e com uma tarifa única, o que vai atrair novos usuários para o sistema”, disse.
A qualidade no serviço prestado pelas empresas que atuam no setor foi destacada por Ferraz, como bom  estado de  conservação dos ônibus, treinamento de motoristas e cobradores, confiabilidade nos horários e itinerários, além da melhoria dos corredores de ônibus. O professor destacou, também, que o bilhete único, associado à integração tarifária, vai trazer vantagens econômicas e ambientais para o município.



 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31