Imagem Vereadores celebram Dia do Médico em sessão mista

Vereadores celebram Dia do Médico em sessão mista

Arquivo

15/10/2009 22:28:00


Na sessão mista que celebrou o Dia do Médico, o vereador Álvaro Pithon (DEM) prestou homenagem ao médico Aloísio Chagas, pelos 55 anos do exercício da medicina. Também homenageou o médico e ex-deputado Clóvis Assis, que se destacou pelo atendimento a crianças carentes no município. Citou nomes como Ricardo Bitencourt, Sebastião Castro, Beline Bitencourt, Walmik Correia e Joás Meira, médicos que atuam em Vitória da Conquista e têm a carreira marcada pela excelência e compromisso com a ética. O parlamentar relembrou um encontro entre Dr. Joás Meira e o ex-governador Paulo Souto, em que o médico deu exemplo positivo como administrador do Hospital de Base.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou que o dia 18 de outubro, que celebra o Dia do Médico, é uma homenagem a São Lucas, um dos autores do evangelho que leva seu nome. Rocha parabenizou a todos os médicos pela dedicação no exercício da profissão, enfatizando a trajetória de médicos que marcaram a história da medicina no município . “Conquista evoluiu muito na aérea de saúde. Temos ótimos profissionais em todas as áreas em nossa cidade. Quero parabenizar a todos os médicos que dedicam sua vida em favor de seus pacientes”.
Para o vereador e médico Ademir Abreu (PT), a medicina existe desde que a sociedade se organizou, com o objetivo de amenizar o sofrimento do próximo. Destacou o desenvolvimento da medicina ao longo do tempo. O parlamentar agradeceu à cidade pelo acolhimento e carinho com o qual foi recebido em Vitória da Conquista.
Abreu, que sempre atuou na saúde pública, ressaltou a importância da ética no exercício da medicina, condição fundamental para a atividade médica. “Este é o grande papel da medicina: a oportunidade de servir ao próximo e amenizar o seu sofrimento.; dar mais atenção ao público que o privado e mais atenção ao coletivo do que o individual”, declarou.
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) também ressaltou a importância da realização da sessão que homenageou os médicos conquistenses, destacando a valorização da profissão. Citou nomes como Fernando Spínola, Régis Pacheco, Antonio Nápoli, Issac Nunes, Wellington Jurema e Jadiel Matos que, além de serem grandes médicos, atuaram na política local.
O vereador Vivi Mendes (PT) enfatizou seu trabalho junto aos pacientes mais carentes, que precisam de cuidados médicos, e ressaltou a compaixão pelo sofrimento do próximo como elemento fundamental para a atuação dos médicos que atuam na saúde pública. “Nasci com este dom que Deus me deu: a solidariedade”, declarou.
O parlamentar citou o nome do vereador Ademir Abreu, que sempre se dispôs a atender pessoas carentes, mesmo em situações adversas. Também destacou o papel dos enfermeiros na promoção da saúde pública. “Quero pedir a Deus que continue a abençoar todos os médicos. Deveríamos ter esta Casa cheia para homenagear profissionais tão fundamentais na vida da população”.
O vereador Arlindo Rebouças (PMN) destacou o trabalho do médico pediatra e ex-deputado Clóvis Assis, que tem seu trabalho reconhecido em Conquista, e prestou homenagem a sua sobrinha Carla, residente em medicina na capital do estado. O parlamentar ressaltou os avanços da tecnologia na área médica, com equipamentos e serviços que facilitam o trabalho dos profissionais da medicina.
Rebouças lamentou a falta de avanços nos pronto-socorros, que precarizam as condições de trabalho, especialmente os médicos. “Os médicos sofrem agressão e até ameaças de morte por causa das condições de trabalho a que são submetidos”, disse, destacando, ainda, o papel dos médicos que atuam na saúde pública.
O vereador Alexandre Pereira (PT) também enfatizou a importância da profissão na dinâmica social e parabenizou os médicos que atuam em Conquista nas mais diversas áreas. “Nossa cidade tem grandes médicos”, declarou, destacando o sistema de saúde de excelência que existe no município. Para Pereira, a rede pública e a rede privada de saúde se complementam, fazendo com que a população seja beneficiada.
O vereador Luciano Gomes (PR) destacou a importância dos médicos Clóvis Assis, Joás Meira e Aloísio Chagas, que muito contribuíram para o avanço da medicina em Vitória da Conquista. Fez homenagem especial a Dr. Alan Augusto Vieira, médico da família que atua nos povoados de Capinal e Cabeceira da Jibóia. Gomes também parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em realizar a sessão, e homenageou o vereador Ademir Abreu, “que vem desenvolvido sua profissão com ética e dignidade”. O parlamentar parabenizou a todos os médicos que atuam no município, declarando que trata-se de uma profissão honrosa e digna. O parlamentar ressaltou os investimentos do ex-governador César Borges no Hospital de Base.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a excelência no atendimento do Hospital Esaú Matos, em especial o médico Luis Almeida, citando o caso de uma criança de quatro anos, que pesava seis quilos e meio, que foi internada no hospital para ser tratada de doença rara, que restringia sua alimentação. O parlamentar destacou o trabalho realizado na residência médica em obstetrícia e  ginecologia no Esaú Matos, e também o trabalho das médicas Andréa Prates e Raquel Lima, que foi fundamental para que a criança tivesse acesso ao melhor e mais adequado tratamento.
Segundo o parlamentar, a criança citada acima ficou dependente de um tipo de leite que custaria R$ 6 mil por mês para a família, que, sem condições financeiras, foi assistida pela saúde pública municipal. “Esta sessão é uma homenagem aos médicos que deixam a família e tantas outras atividades para se dedicar a pessoas que mais necessitam”, declarou, citando o nome da médica Yolete Bittencourt.
Silveira afirmou que a população conquistense tem acesso a uma saúde pública de qualidade e ressaltou a luta de pessoas como o prefeito Guilherme Menezes (que é médico) para que o município tivesse realmente um sistema de saúde pública que assistisse a população, especificamente o Programa de Saúde da Família (PSF). “A saúde hoje é acessível a todos”, declarou, parabenizando a todos os médicos conquistenses na pessoa do homenageado da noite, Dr. Aloísio Chagas.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30