Imagem Câmara realiza sessão mista em comemoração ao Dia do Médico

Câmara realiza sessão mista em comemoração ao Dia do Médico

Arquivo

15/10/2009 21:13:00


A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (15), sessão mista em comemoração ao Dia do Médico. A sessão, que foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), contou com a presença de dezenas de médicos e estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Moreira ressaltou a importância do médico na vida em sociedade, especialmente na dedicação em cuidar da saúde das pessoas. O vereador afirmou que, como em todas as profissões, existem médicos que são mais dedicados ao exercício da medicina do que outros. “Quero agradecer a presença de todos os médicos que prestigiaram esta sessão”, disse.
O vereador destacou a dedicação, amor pela profissão e paciência do médico Aloísio Chagas, que é reconhecido em toda a cidade pelo excelente trabalho. “Temos o médico dos médicos que é Jesus. Mas aqui na terra, temos esses homens e mulheres que são instrumentos de Deus em nossas vidas”, declarou.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em realizar a sessão e deu boas vindas a todos os médicos e estudantes de medicina que participaram da sessão. “É com muita honra que participamos desta homenagem aos médicos conquistenses”, disse.
A médica Joane Mascarenhas, representante da Associação Baiana de Medicina (ABM), afirmou que Vitória da Conquista tem se diferenciado pela excelência do atendimento e crescimento na área da medicina especializada, tornando-se  um referencial para toda a região. Mascarenhas ressaltou a importância da ABM na discussão dos problemas de saúde do município, que conta com mais de 500 médicos atuando em diversas áreas.
Luiz Carlos Dantas de Almeida, delegado do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (SINDMED), destacou a comemoração dos 75 anos de atuação do sindicato. Almeida fez um breve histórico de atuação do SINDMED, enfatizando a importância da entidade na luta por avanços no campo da medicina em Conquista. “O objetivo é assegurar ao médico todos os seus direitos para que ele possa cumprir de maneira plena o exercício de sua função”, afirmou.
Para Almeida, infelizmente ainda existem questões que impedem o exercício ético da profissão. O médico questionou a falta de critérios na abertura de faculdades de medicina  e a perseguição política contra médicos que atuam em cidades de pequeno porte. “Os médicos unidos estão procurando assegurar uma assistência justa, eficiente e ética no cotidiano da profissão”, disse, ressaltando a votação que acontece no Congresso Nacional sobre a Lei do Ato Médico.
Aloísio Chagas, médico que atua em Vitória da Conquista desde 1961, destacou sua trajetória no exercício da medicina e enfatizou sua satisfação em atuar no Programa de Saúde da Família. “Nossa equipe é coesa e muito competente. É um prazer trabalhar em localidades como Cercadinho”, disse.
Joás Meira Cardoso, médico e membro do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB), se declarou feliz pela homenagem do Legislativo aos médicos conquistenses. Cardoso destacou a importância do CREMEB no acompanhamento do trabalho dos médicos e se comporta como “uma autarquia federal em defesa da sociedade”.
Sobre a Lei do Ato Médico, que está tramitando no Congresso Nacional, Cardoso afirmou que ainda falta no Brasil uma legislação específica que regulamente as atribuições dos médicos brasileiros. “O médico não dá vida, ele preserva a vida”, declarou, ressaltando os desafios da profissão em aprender a lidar com o sucesso e o fracasso no dia a dia da profissão. “Precisamos do médico para nascer e em diversas situações da nossa vida”.
O delegado do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB), Luiz Cláudio Menezes, ressaltou que a entidade existe em defesa da sociedade. O médico afirmou que, para a classe médica, o melhor prêmio é o reconhecimento da sociedade. Ressaltou, ainda, a revisão no Código de Ética dos médicos brasileiros, que devem zelar pelo exercício criterioso da profissão. “A nós compete exercer o papel de delegado do CREMEB da melhor maneira possível” declarou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31