Imagem Vereadores destacam importância dos administradores na gestão das organizações

Vereadores destacam importância dos administradores na gestão das organizações

Arquivo

10/09/2009 23:37:00


Na sessão que celebrou o Dia do Administrador, o vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que o ato de “administrar é inerente à personalidade humana para o desenvolvimento da própria vida”. Administrar o próprio salário e gerir os recursos da família são características fundamentais para qualquer pessoa. Para o parlamentar, seria importante a assessoria de administradores para as empresas que são abertas no país. “Esta escola de administração em Vitória da Conquista teve um papel fundamental para o desenvolvimento do município”, disse o parlamentar, ressaltando que os conhecimentos acadêmicos na área deveriam ser mais acessíveis à população.
O líder da oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), ressaltou as dificuldades enfrentadas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no início da implantação dos cursos superiores, especialmente o curso de administração. Para o parlamentar, o administrador é uma das peças mais importantes de qualquer empresa. Rebouças afirmou que não basta fazer o curso superior para ser um bom profissional, é preciso ter o perfil de administrador. “O administrador é o destruidor de velhos paradigmas e construtor de novas ideias para gerir a empresa. O bom administrador não é aquele que impõe respeito com chicote, mas chama a turma para o seu projeto. É a peça fundamental para qualquer empresa”, declarou.
O parlamentar afirmou que é preciso ter bons administradores no setor público. Citou como exemplo escolas que têm bons administradores e são bem sucedidas; e outras que são mal administradas. Lamentou o fato de o país não valorizar o profissional que possui curso superior, citando como exemplo a postura da Prefeitura, em querer conceder 0% de reajuste salarial para os agentes de saúde com nível superior.
Ainda em seu discurso, Rebouças afirmou que o prefeito não respeita a Câmara de Vereadores, fato que foi demonstrado quando o mesmo não acatou as emendas apresentadas pelos vereadores na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O vereador se dirigiu aos moradores dos loteamentos Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque, destacando que os vereadores podem fazer muito pouco diante das reivindicações apresentadas. “O prefeito, de maneira desrespeitosa, veta as emendas dos vereadores. Infelizmente não podemos lhe ajudar muito”, declarou.
O vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que os demais vereadores têm conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos moradores da Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque. “Estamos à disposição da comunidade”, declarou.
O parlamentar ressaltou que Vitória da Conquista está entre as dez cidades que mais crescem no Brasil, reflexo de investimentos no campo da administração. Néu do Gás salientou a importância das faculdades de administração para o desenvolvimento da cidade. “Todos somos, em algum nível, administradores”, disse.
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) fez um resgate histórico da regulamentação da profissão de administrador no Brasil. O parlamentar também ressaltou a importância das faculdades Juvêncio Terra, Fainor, FTC e UESB na formação acadêmica dos administradores conquistenses. “O administrador é aquele profissional que planeja, organiza e dirige, no sentido de proporcionar o desenvolvimento social e econômico das organizações”, disse, salientando que é preciso que o mercado abra espaço para os alunos das faculdades de administração.
Sobre as reivindicações dos moradores dos loteamentos Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque, Oliveira afirmou que tais loteamentos serão contemplados pelos investimentos do Governo Federal, previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
O vereador Gilzete Moreira (PSB) parabenizou os administradores que participaram da sessão, enfatizando a importância da profissão para a organização e desenvolvimento da sociedade. “Os empresários conquistenses estão abrindo os olhos e percebendo a importância de ter administradores na gerência de seus negócios”, disse, destacando a fundamental importância das faculdades de administração em Vitória da Conquista. Moreira parabenizou o professor Cláudio de Assis Cordeiro, homenageado da noite, por ter sido o pioneiro na implantação do curso de administração na UESB.
O parlamentar afirmou, ainda, que a Câmara está atenta quanto às reivindicações dos moradores dos loteamentos Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque, que reivindicaram melhorias na infraestrutura dos referidos locais. “Vamos solicitar da Prefeitura providências quanto ao assunto”, garantiu, colocando-se à disposição da comunidade.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM) também destacou a presença dos moradores dos loteamentos Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque, ressaltando que seu mandato já apresentou, por várias vezes, indicações ao poder público municipal para que o mesmo execute as obras reivindicadas. Rocha afirmou que acredita que o prefeito vai atender tais reivindicações. Ainda em seu discurso, a parlamentar parabenizou todos os administradores que participaram da sessão, homenageando o administrador Dirlei Bonfim pela assessoria prestada em diversas ocasiões. “Vale a pena ressaltar o lugar do administrador no comando das pequenas, médias e grandes empresas do nosso país”, disse a vereadora, parabenizando os administradores conquistenses.
O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), também destacou a importância das faculdades de administração em Vitória da Conquista e sugeriu uma maior divulgação dos cursos de administração na cidade. “Percebemos que os administradores que estão no mercado são frutos do pioneirismo dos primeiros professores”, disse, ressaltando a competência dos administradores que compõe o Governo Municipal.
Sobre as reivindicações dos moradores dos loteamentos Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque, Gonçalves garantiu que as solicitações serão levadas ao Poder Executivo. O vereador salientou que tais obras já estão no planejamento municipal, como a implantação do sistema de esgotamento sanitário em quase 100% da cidade.
O vereador Luciano Gomes (PR) parabenizou a professora Dayse Piau pela palestra proferida sobre a importância dos administradores, e o vereador Alexandre Pereira (PT), pela iniciativa em realizar a sessão. “Todos sabemos da importância do bom administrador. Realmente é uma profissão apaixonante”, disse. O parlamentar afirmou que é importante que a comunidade venha à Câmara apresentar as dificuldades enfrentadas, se referindo aos moradores dos loteamentos Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque. “O meu mandato está à disposição dos moradores. Vamos nos unir, para cobrarmos juntos da administração municipal”, enfatizou.
O vereador Jean Fabrício (PCdoB) afirmou que desde que o ser humano passou a viver em sociedade, se faz necessária a presença do administrador. Para o parlamentar, tal profissional é de suma importância para as organizações na sociedade, principalmente aqueles que têm a responsabilidade de gerir recursos públicos. “É preciso colocar pessoas que saibam gerir o dinheiro público com competência. O papel do administrador é fundamental neste processo”, disse.
Sobre as reivindicações dos moradores dos loteamentos Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque, o parlamentar afirmou que, infelizmente, não é prerrogativa do vereador executar obras. “O papel do vereador é representar a população. Podemos fazer as indicações ao Poder Executivo, para que o mesmo execute as obras”, disse, salientando que os vereadores vão levar as reivindicações para o prefeito Guilherme Menezes.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), também homenageou os administradores conquistenses, citando o professor Cláudio de Assis Cordeiro, um dos pioneiros do curso de administração da cidade. Também parabenizou sua esposa, a adminisradora Maria das Graças Gomes Oliveira; o administrador da Câmara, Waldemir Dias; além dos vereadores Alexandre Pereira (PT) e Fernando Jacaré (PT), pela iniciativa da realização da sessão.
Segundo Silveira, a Câmara tem discutido temas importantes nesta legislatura. Destacou o debate sobre a cobrança abusiva do gás de cozinha, a construção do novo aeroporto, a captação e doação de órgãos, questões envolvendo a saúde e segurança pública. “É papel do vereador, fazer com que a Câmara venha debater assuntos tão importantes, com o objetivo de encontrar soluções possíveis. A segurança pública, por exemplo, tem sido debatida constantemente. Apesar das dificuldades enfrentadas, a gente não deixa de insistir na discussão sobe o tema”, afirmou.
O parlamentar destacou que as obras reivindicadas pelos moradores dos loteamentos Morada dos Bem-te-vis e Esplanada do Parque estão dento da agenda do município. “Fizemos um contato com a Embasa e a mesma assegurou que o esgotamento sanitário está dentro de um cronograma que será cumprido de novembro a dezembro”, disse, ressaltando sua satisfação em ouvir a vereadora Lúcia Rocha, que é da oposição, dizer que o prefeito Guilherme Menezes vai trabalhar em prol dos moradores.
Silveira afirmou que a população confia no projeto político que administra a cidade. Prova disto é o fato de a população ter eleito a maioria dos vereadores que apóiam o prefeito Guilherme Menezes. Salientou que, em legislaturas anteriores, a cidade perdeu recursos importantes porque o prefeito tinha minoria na Câmara.
“Hoje, o prefeito Guilherme está reformando 23 escolas. Escolas que possuíam apenas a estrutura construída em 1993  como, por exemplo, as do povoado de Cabeceira, e a implantação do curso ginasial”, afirmou, destacando que o prefeito é um grande administrador, “prova disto é que a população o reconduziu ao terceiro mandato”.
O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que foi uma honra para a Câmara receber os administradores e debater questões tão importantes para o desenvolvimento do município. “Os desafios do administrador são sempre muito grandes, seja na iniciativa privada ou na administração pública, onde as carências são sempre maiores que as possibilidades”, afirmou. Pereira encorajou os estudantes para que os mesmos se empenhem em ser administradores competentes  e que tenham seu espaço conquistado no mercado de trabalho.




 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31