Imagem Câmara realiza sessão mista em comemoração ao Dia do Administrador

Câmara realiza sessão mista em comemoração ao Dia do Administrador

Arquivo

10/09/2009 21:54:00


A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (10), sessão mista em comemoração ao Dia do Administrador. A sessão foi uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Alexandre Pereira (PT) e Fernando Jacaré (PT), e contou com a presença de professores, administradores e estudantes dos cursos de administração em Vitória da Conquista.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), agradeceu a presença dos professores, alunos e administradores na sessão, ressaltando que a Câmara se sente honrada em recebê-los “Os administradores devem ter reconhecimento pela sua profissão”, declarou, parabenizando os vereadores Alexandre Pereira (PT) e Fernando Jacaré (PT), que propuseram a realização da sessão. O parlamentar informou que, na próxima sessão,  vai apresentar um Projeto de Lei que cria o Dia do Administrador no âmbito municipal.
O vereador Alexandre Pereira (PT) destacou que a escolha do dia 9 de setembro para ser o Dia do Administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de administrador no Brasil. O Dia do Administrador foi instituído pela Resolução Conselho Federal de Administração/ CFA nº. 65/68, de 09/12/68.
“Os administradores precisam ter seu papel reconhecido na sociedade”, disse Pereira, ressaltando a importância dos cursos superiores na área da administração em Vitória da Conquista. Ainda em seu discurso, Pereira comentou as reivindicações dos moradores dos loteamentos Esplanada do Parque e  Morada dos Bem-te-vis e, ressaltando que a Prefeitura será sensível às demandas apresentadas pelos moradores.
Jonas Sala, gerente do Banco do Nordeste, ressaltou a importância dos cursos de administração da cidade, afirmando que, a partir da formação acadêmica que recebeu na faculdade, pode crescer em sua carreira no BNB. “A qualidade da gestão é fundamental no desenvolvimento da sociedade”, disse, salientando que o conhecimento acadêmico deve ser utilizado para benefício da sociedade.
O coordenador do curso de administração da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Tayrone Félix Ribeiro, afirmou que o administrador é requisitado nas mais diversas áreas da sociedade. “O administrador precisa ter em mente a grande responsabilidade de lidar com os preceitos éticos. Não basta a formação intelectual. Precisamos mudar o modelo imposto, tornando as organizações públicas e privadas cada vez mais justas”, declarou.
Maria Auxiliadora Nunes, professora e coordenadora do curso de administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), destacou que falar sobre o administrador é falar sobre a importância do sucesso do funcionamento das organizações. “Não podemos conceber o administrador que não se preocupe com as questões sociais”, disse, ressaltando que cabe ao administrador dar soluções para os problemas, com responsabilidade social e ambiental.
Ricardo Marques, vice-prefeito, secretário Municipal de Meio Ambiente e administrador, parabenizou a Câmara pela realização da sessão em homenagem aos administradores e salientou a importância da profissão na gestão pública. “O que seria das administrações municipais se não tivéssemos os administradores?”, questionou o parlamentar, sugerindo que sejam implantados cursos de pós graduação em nível de mestrado e doutorado na área de administração.
Dayse Piau, professora e coordenadora do curso de administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), salientou a importância do Conselho Regional de Administração (CRA) e da regulamentação do curso superior em Administração. Segundo Piau, o CRA em Vitória da Conquista é um dos mais atuantes da região.
A professora sugeriu mudanças estruturais na delegacia regional de administração, que deverá ser gerido por meio de áreas, como administrativa, acadêmica, social e a presença de um conselheiro em Vitória da Conquista. “O CRA precisa ser exemplo, para que todos os administradores tenham o apoio para se tornarem melhores profissionais”, declarou, ressaltando o papel fundamental da educação na gestão de pessoas. Para a professora, administrar é o ato de se apaixonar, com sensibilidade nas oportunidades que o mercado oferece.
O homenageado da noite, professor Cláudio de Assis Cordeiro, que trouxe o primeiro curso de administração para Vitória da Conquista, ressaltou sua alegria em participar da sessão que marcou o Dia do Administrador. Cordeiro fez uma retrospectiva da história da implantação do curso de administração na UESB.
Para o professor, o profissional de administração tem espaço garantido em todas as áreas de organização da sociedade. “Quanto maiores as crises, mais importante se torna a presença dos administradores”, declarou, ressaltado que o mercado está cada dia mais exigente.
Cordeiro afirmou que valeram a pena os esforços no pioneirismo na implantação do curso de administração na cidade. O professor fez um breve histórico de sua atuação profissional e acadêmica em Vitória da Conquista, especialmente na UESB. “Ao olhar para traz tenho a sensação do dever cumprido. Sou um administrador apaixonado pela profissão”, declarou, agradecendo a homenagem recebida de ex-alunos e admiradores.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31