Imagem Vereadores querem mais investimentos para pequenos agricultores

Vereadores querem mais investimentos para pequenos agricultores

Arquivo

03/09/2009 23:16:00


Na sessão que discutiu a agricultura familiar, o vereador Vivi Mendes (PT) afirmou que a maioria dos pequenos produtores sofre com a estiagem, que prejudica na produção agrícola. O parlamentar sugeriu que, atrelado ao crédito cedido pelo Governo Federal, sejam disponibilizados recursos como acesso à irrigação, para garantir o sucesso da produção. Mendes parabenizou o vereador Luciano Gomes (PR) pela iniciativa em realizar a sessão, ressaltando que os pequenos produtores sofrem com as adversidades políticas e econômicas. “O homem do campo quer ação e não apenas discursos bonitos”, declarou.
O vereador Arlindo Rebouças (PMN) sugeriu a substituição do Secretário Municipal de Agricultura, “pois o mesmo não conhece nada sobre agricultura”. O parlamentar fez duras críticas ao trabalho desenvolvido pelos Governos Municipal e Estadual, afirmando que programas como Água para Todos e Luz no Campo não funcionam de maneira adequada.
Rebouças questionou os critérios estabelecidos para a captação de recursos por parte dos agricultores familiares; a má qualidade do ensino nas escolas da zona rural; o sistema de transporte público insuficiente e a falta de incentivo por parte do poder público. “A Secretaria de Agricultura não apóia os produtores rurais”, declarou, exigindo respeito para com os moradores da zona rural. O parlamentar encerrou o discurso afirmando que a Câmara está à disposição dos moradores da zona rural.
O vereador Beto Gonçalves (PV) afirmou que a sessão serviu como um momento de reflexão sobre os rumos da agricultura familiar em Vitória da Conquista. Gonçalves fez um resgate histórico da produção agrícola no município, ressaltando a necessidade  da elaboração de políticas públicas de incentivo ao pequeno agricultor. “Temas como este devem ser debatidos constantemente. É preciso apoiar e dar condições para o crescimento da agricultura familiar em nossa região”, disse.
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) defendeu a construção da Barragem do rio Pardo como uma das alternativas para resolver o problema da seca na zona rural do município. O parlamentar ressaltou a importância da agricultura familiar para a economia local. “Precisamos lutar para acabar com o êxodo rural e para que a reforma agrária seja efetivamente realizada”, afirmou.
O vereador Fernando Jacaré (PT) destacou os investimentos dos Governos Lula e Wagner na agricultura familiar, enfatizando o sucesso de programas como Luz Para Todos e Água Para Todos, o que reduziu o êxodo rural. “O Governo do Estado tem investido na construção de cisternas que captam a água da chuva, dentre outros projetos. Em Conquista, temos um governo que se preocupa com o homem do campo”, declarou o parlamentar, salientando os investimentos do Governo Wagner na zona rural.
O vereador Álvaro Pithon (DEM) comentou sobre a postura do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária  (INCRA) em querer expulsar mais de 30 famílias do assentamento Amaralina, em Vitória da Conquista. O parlamentar garantiu apoio do seu mandato às famílias que poderão perder o direito de uso da terra. Pithon criticou a política de financiamento dos Bancos do Nordeste e Brasil, especialmente no programa que incentiva o plantio de mamona.
O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que o poder público ainda precisa promover avanços no campo da agricultura familiar, porém reconheceu as ações do Governo Federal. “As ações representam uma determinação do Governo Lula em investir na agricultura familiar. Muitos aspectos precisam ser aperfeiçoados para que tenhamos o crescimento dos pequenos agricultores”, declarou.
O vereador Joel Fernandes (PTN) citou exemplos de estados como Minas Gerais, que investem em políticas públicas voltadas para o pequeno produtor. Fernandes citou projetos do Governo do Estado que não passaram do papel, como a fábrica de fécula de mandioca. “Parabenizo a todos os homens e mulheres do campo que têm grande importância para nossa economia. Nenhum benefício chega de graça para a zona rural”, disse.
O vereador Néu do Gás (PSB) ressaltou a importância da agricultura familiar para a economia de Conquista e destacou os incentivos do poder público para culturas como café e mandioca. “A Prefeitura está implantando novos tipos de cultura como os umbus gigantes, que abrem novos horizontes para o desenvolvimento regional”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou o vereador Luciano Gomes pela iniciativa em realizar a sessão. Ressaltou que sua origem é na zona rural, numa época em que os produtos necessários para manutenção da família eram produzidos na própria propriedade familiar. Para Silveira o que está faltando é a busca de ferramentas que ajudem os pequenos agricultores a potencializarem sua produção. Citou o associativismo e cooperativismo como práticas que podem incentivar e fomentar a agricultura familiar.
O presidente destacou os incentivos do Governo Lula no crescimento da agricultura familiar, especialmente na disponibilidade de recursos para o setor. Ressaltou que, em algumas situações em que pequenos agricultores realizam empréstimos, existe a possibilidade de "rebate", ou seja, o pagamento de valor inferior do que foi tomado de empréstimo. “Isto só aconteceu a partir do Governo Lula”, declarou.
Silveira enfatizou que, em tempos passados, os recursos públicos eram destinados para os grandes agricultores, que muitas vezes “davam o calote” nos cofres públicos. O vereador afirmou que falta uma política de assistência técnica aos pequenos produtores, mas reconheceu os avanços no setor, tanto no âmbito nacional, como local. “Nem tudo está tão ruim assim. O Governo Fernando Henrique Cardoso destinou R$ 2 bilhões para a pequena agricultura, enquanto o Governo Lula destinou R$ 15 bilhões. O que falta são projetos para gestão de tais recursos”, declarou.
O vereador encerrou seu discurso destacando a visita que fez à zona rural, na tarde desta quinta-feira (3), em companhia do prefeito Guilherme Menezes, especialmente nos povoados de Vereda do Progresso, Corta Lote e Veredinha. Destacou os investimentos da Prefeitura no campo da educação em tais localidades. 
“Precisamos dar as mãos. Tem muita coisa boa e muita coisa que precisa ser melhorada. É hora de fortalecer o que é bom e lutar por dias melhores na agricultura familiar, que é responsável pela riqueza do país”, disse, ressaltando o respeito que o prefeito Guilherme Menezes tem para com as pessoas do campo.
O vereador Luciano Gomes agradeceu aos presentes, especialmente aos pequenos agricultores que participaram da sessão. “A agricultura familiar não é feita sem estradas, água e infraestrutura para que a produção seja escoada”, concluiu.


 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31