Imagem Vereadores destacam importância de investimentos no esporte amador

Vereadores destacam importância de investimentos no esporte amador

Arquivo

27/08/2009 00:00:00


Em seu discurso na sessão que discutiu o esporte amador em Vitória da Conquista, o  vereador Alexandre Pereira (PT) destacou a importância da discussão de políticas públicas de incentivo à prática esportiva, e reconheceu as limitações da administração municipal nos investimentos no esporte em Vitória da Conquista. Pereira salientou que é fundamental a união de todos os que estão ligados ao esporte amador na cidade, com o objetivo de organizar e lutar por mais incentivos ao esporte. “Existem os limites financeiros enfrentados pelo Município, porém com criatividade é possível fazer muito mais”, disse, garantindo apoio para a criação da Secretaria Municipal de Esportes.
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) destacou a urgente necessidade de reforma do Estádio Municipal Edvaldo Flores. Segundo o parlamentar, o Edvaldo Flores é um dos principais estádios da cidade e pode ter sua utilização potencializada por meio da reforma. Oliveira também defendeu a reforma do Estádio Murilão e investimento em infraestrutura nos campos de futebol dos bairros periféricos e da zona rural. “Estamos empenhados pelo esporte amador em Vitória da Conquista”, afirmou.
Para o vereador Beto Gonçalves (PV), o esporte pode ser utilizado como ferramenta para combater a violência e a criminalidade no público jovem. “Se temos esporte, com certeza vamos reduzir os índices de criminalidade em Conquista”, disse. O parlamentar sugeriu a criação do Conselho do Esporte, numa tentativa de fomentar o esporte amador no município. As ações dos prefeitos Guilherme Menezes e José Raimundo Fontes foram destacadas no discurso do vereador.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou os investimentos do Governo Participativo no esporte amador, tanto na cidade, quanto na zona rural. O parlamentar reconheceu que ainda há muita coisa a se fazer, porém ressaltou a importância da participação da sociedade na valorização do esporte.
Silveira salientou o Projeto de Lei, de sua autoria, que cria o selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, e incorpora as ações voltadas para o esporte. Segundo o parlamentar, as empresas da cidade não devem ser apenas patrocinadoras, mas parceiras do esporte amador, aliando a prática esportiva à preservação do meio ambiente.
Sobre a redução do número de campos de futebol nos bairros, Silveira sugeriu que a Câmara aprove um projeto de lei que obrigue os donos de loteamentos a reservarem áreas exclusivas para o futebol. “Muitas áreas foram perdidas no processo de urbanização. Temos que entender que lutar pelo esporte é obrigação de todos”, declarou, ressaltando que é a própria comunidade quem solicita as áreas institucionais para a construção de creches e escolas.
Silveira afirmou, ainda, que no início do ano visitou os estádios Edvaldo Flores e Murilão, e pode perceber as carências da infraestrutura dos locais. “Estamos confiantes que o Governo Guilherme Menezes vai revitalizar estes estádios”, afirmou, parabenizando o secretário Gildelson Felício pela maneira competente com que administra a Secretaria de Cultura,  Esporte e Lazer.
Conselho deve ser criado – O vereador defendeu a criação do Conselho Esportivo e do Fundo para o Esporte Amador, porém ressaltou que não é função do Legislativo criar tais órgãos, ou, até mesmo, a Secretaria de Esporte. “O esporte amador deve ser bem representado no Orçamento Participativo. A Câmara está à disposição do esporte conquistense, e vai continuar debatendo o assunto”, concluiu.
O vereador Álvaro Pithon (DEM) lamentou a morte do esportista conquistense Jaimilton Oliveira e informou que apresentou o Projeto de Resolução para homenagear o esportista, denominado Jaimilton Oliveira determinada quadra esportiva da cidade. Pithon sugeriu a criação de um busto em homenagem ao atleta, que marcou sua geração em Vitória da Conquista. O parlamentar cobrou mais atenção da Prefeitura para com os campos de futebol dos bairros, especialmente no Bairro Alto Maron; e a reforma do Estádio Edvaldo Flores. “É preciso investir no esporte”, concluiu.
O vereador Gilzete Moreira (PSB) afirmou que é fácil criticar a Prefeitura pela falta de incentivos para o esporte amador, porém, quando se está administrando os recursos públicos, a realidade é outra. O parlamentar parabenizou os desportistas pelo empenho para o fortalecimento do esporte amador, e destacou a importância do esporte como estratégia de qualidade de vida para jovens e adolescentes. Moreira parabenizou o secretário Gildelson Felício pela maneira como conduz a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.
Para o vereador Ademir Abreu (PT), o esporte é fundamental para a promoção da saúde, educação, lazer e interação social. Abreu ressaltou que Vitória da Conquista deve se transformar em uma cidade propícia para a prática esportiva, e lamentou a redução do número de campos de futebol nos bairros periféricos. “Além de termos as quadras na periferia da cidade, precisamos de guarda para proteger estes espaços”, disse.
O vereador Luciano Gomes (PR) cobrou da Prefeitura mais atenção para o esporte e ressaltou as ações de governos anteriores, que investiram mais na área esportiva. “A arrecadação fiscal aumentou. Vitória da Conquista não pode ter apenas 15 quadras”, disse. O parlamentar ressaltou a emenda parlamentar do deputado Jurandir Oliveira, que destinou recursos para a construção de quadras poliesportivas  em Conquista. “Destinamos R$ 100 mil para a reforma do Edvaldo Flores”, informou Gomes.
Já o vereador Néu do Gás (PSB) destacou nomes de desportistas conquistenses que fizeram história. O parlamentar ressaltou os investimentos do Governo Municipal na área do esporte e justificou a redução do número dos campos de futebol na periferia da cidade por causa da construção civil. Parabenizou o secretário Gildelson Felício e destacou a importância do campeonato de futebol no Bairro Guarani. “Conseguimos, por meio de emenda da deputada Lídice da Mata, garantir a construção de quadra esportiva no Bairro Guarani”, disse.
O vereador Fernando Jacaré (PT) enfatizou a importância do debate sobre o esporte amador, ressaltando que é necessária a união de todos para que o esporte venha ser mais valorizado. Jacaré citou como exemplo a organização dos campeonatos de futebol amador nos bairros, o que proporciona à população entretenimento, lazer e interação social. “Temos várias pessoas que levam a sério o esporte em nossa cidade”, declarou o parlamentar, sugerindo a criação de associações esportivas nos bairros, como estratégia para a captação de recursos. “É preciso envolver a comunidade”, afirmou, ressaltando que a prioridade é a reforma do Edvaldo Flores.
O vereador Arlindo Rebouças (PMN) fez duras críticas à Prefeitura pela inoperância diante das necessidades do esporte na cidade. “Não adianta construir muitos equipamentos e não usar corretamente”, declarou, sugerindo o remanejamento da Cultura para a Secretaria de Educação, ficando a Secretaria de Esporte e Lazer.

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30