Imagem Implantação da Guarda Municipal é discutida na Câmara

Implantação da Guarda Municipal é discutida na Câmara

Arquivo

28/05/2009 00:00:00


A Câmara realizou, na noite desta quarta-feira (27), audiência pública para discutir a implantação da Guarda Municipal em Vitória da Conquista. A audiência foi uma iniciativa do vereador Gilzete Moreira (PSB) e contou com a participação dos vereadores Arlindo Rebouças (PMN), Álvaro Pithon (DEM), Beto Gonçalves (PV) e Hermínio Oliveira (PDT). Também participaram das discussões, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Igreja Católica e Evangélica, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Conselho de Segurança e Defesa Civil.

O vereador Gilzete Moreira destacou a importância da implantação da Guarda Municipal, que vai contribuir para melhorar a segurança pública da cidade “Espero que o prefeito Guilherme Menezes esteja sensível ao clamor da sociedade conquistense aceitando a proposta de criação da Guarda Municipal”, afirmou.

O Capitão Selmo Luiz, que representou Comando da PM, destacou que a Guarda Municipal terá um papel muito importante no combate à criminalidade. “A implantação da Guarda vai repercutir no trabalho da PM, oferecendo maior segurança para a população, pois vai atuar na prevenção da violência em órgãos públicos”, disse.
 
Aprendendo com a experiência de outras cidades – A audiência também contou com a participação de  representantes da Guarda Municipal de outros municípios que implantaram o serviço com sucesso. Para Israel Moreira, do município de Encruzilhada, a Guarda Municipal exerce uma função fundamental que é o estreitamento da relação com a comunidade, agindo de forma preventiva e educativa.

Aparício Souza Santos, do município de Itapetinga, afirmou que o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal é feito em parceria com o Governo Federal, que já liberou R$ 300 mil  para serem investidos na corporação. “A Guarda Municipal de Itapetinga tem contribuído na ronda escolar, proteção de crimes ao meio ambiente e trabalho de prevenção em praças, parques e jardins públicos”.

Vereadores apóiam criação da Guarda Municipal – O vereador Hermínio Oliveira (PDT) ressaltou que Vitória da Conquista já teve uma Guarda Municipal entre as décadas de 1950 e 1970 e defendeu o retorno imediato da corporação. Já o vereador Arlindo Rebouças (PMN), destacou que a Guarda Municipal vai ser um marco para a cidade, pois é um anseio antigo dos conquistenses. “É vital para a segurança pública a instalação do serviço”, disse.

Ao final da audiência, o vereador Gilzete Moreira entregou ao secretário de Administração, Márcio Higino, que representou o prefeito Guilherme Menezes, uma minuta do projeto de lei que prevê a criação da Guarda Municipal. “Entregamos a minuta do projeto de Lei para apreciação da Procuradoria do Município, a fim de que se façam as modificações necessárias. O importante é assegurarmos a criação da Guarda Municipal”, afirmou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30