Imagem Funcionários da Dilly Calçados fazem manifestação pela garantia do emprego

Funcionários da Dilly Calçados fazem manifestação pela garantia do emprego

Arquivo

15/05/2009 14:00:00


Cerca de 200 funcionários da Dilly Calçados realizaram, na manhã desta sexta-feira (15), manifestação no plenário da Câmara, solicitando dos vereadores apoio para a manutenção do emprego de 1.300 funcionários. Segundo os manifestantes, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) interditou a fábrica DAS (antiga Dilly calçados), o que gerou o medo de perder o emprego em todos os funcionários da empresa.
“O que queremos é que o emprego de todos permaneça. Decidimos fazer esta manifestação porque queremos trabalhar”, disse Adriana. A funcionária Maria D'Alva Santos ressaltou que os operários da DASS querem melhoria nas condições de trabalho, porém exigem seus empregos assegurados. “Precisamos do apoio dos vereadores”, disse.
Edmilson Santos, também funcionário da empresa, afirmou que a fiscalização do Ministério do Trabalho foi motivada pelas denúncias feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ramo de Calçados (SINTRACAL). “O Sindicato está preocupado com a saúde do trabalhador”, afirmou.
Vereadores defendem empregos com condições dignas
O vereador Arlindo Rebouças (PMN) afirmou que nenhum vereador deseja a perda de empregos em Vitória da Conquista. “Queremos o emprego, mas també queremos condições dignas de trabalho”, afirmou o parlamentar, sugerindo a visita de uma comissão de vereadores à DRT para mediar a situação.
Já o vereador Jean Fabrício (PCdoB) , afirmou que antes de ser vereador, é trabalhador. Defendeu sua posição contrária à precarização do trabalho na DAS. “Não queremos o fechamento da empresa,  mas exigimos a fiscalização das condições de trabalho na referida empresa”, disse o parlamentar, enfatizando sua luta pela valorização do trabalhador.
O vereador Ademir Abreu (PT) destacou que os vereadores vão apoiar, incondicionalmente, a posição dos trabalhadores. “Cada um sabe as suas necessidades”, disse o parlamentar, ressaltando que situações de exploração, precarização do trabalho e assédio moral  devem ser combatidas.
O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), afirmou que constantemente os vereadores recebem denúncias contra a DAS. “Em momento algum queremos o fechamento das fábricas. Queremos a garantia dos direitos do trabalhador, que precisa do emprego para sobreviver”.
Para o vereador Fernando Jacaré (PT), a mobilização dos operários é fundamental para que os mesmos tenham seus direitos assegurados. Jacaré afirmou que a Câmara não tem o objetivo de prejudicar os funcionários da antiga Dilly Calçados. “Os vereadores não estão contra a DAS. Porém não podemos fechar os olhos para a realidade da precarização do trabalho”, disse o parlamentar.
O vereador Néu do Gás (PSB) destacou que a empresa deve valorizar os funcionários. O parlamentar afirmou que não quer o fechamento das fábricas, mas defende a dignidade do trabalho dos operários. “Os funcionários da Dilly podem contar conosco na luta por um trabalho digno”, disse.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), salientou a importância da participação dos operários na Câmara Municipal. Silveira afirmou ter recebido documento abaixo-assinado solicitando a presença de uma comissão de vereadores para acompanhar as negociações entre DRT, funcionários e empresários. “Vamos lutar pela melhoria nas condições de trabalho. Em nenhum momento tivemos a intenção de prejudicar os trabalhadores. Não somos contra a empresa. Assim que tomei conhecimento da manifestaão, convidei os funcionários para o plenário”, disse, defendendo a manutenção do emprego e condições dignas de trabalho.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30