Imagem Comissão de vereadores visita fazenda Santa Marta

Comissão de vereadores visita fazenda Santa Marta

Arquivo

26/03/2009 00:00:00


A Comissão de Agricultura, composta pelos vereadores Luciano Gomes (PR), Joel Fernandes (PTN) e Jean Fabrício (PCdoB), em conjunto com os vereadores  Ademir Abreu (PT), Álvaro Pithon (DEM), Hermínio Oliveira (PDT), Joel Fernandes (PTN) e Vivi Mendes (PT) realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião com os moradores da Fazenda Santa Marta. 
    A visita foi motivada pela denúncia, feita pelo agricultor Valdívio Fernandes, de que 22 famílias estão sob risco de despejo. As famílias, residentes no assentamento há 17 anos, enfrentam um processo de regulamentação fundiária junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), por terem comprado as terras das primeiras famílias assentadas no local.
    Fernandes, um dos primeiros moradores do assentamento, vive no local há 17 anos e afirma que se sente “um homem derrotado”, pois não tem outro lugar para morar com sua família e não sabe lidar com outra coisa, senão com a terra. “Eu não tenho casa em Conquista, tenho que ir para a periferia morar em barraca”.
    O vereador Luciano Gomes, presidente da Comissão, destacou que esse é o momento em que a Câmara precisa unir forças para que os moradores não sejam prejudicados. “A Câmara, como representante do povo, tem que conhecer a situação da comunidade. São homens trabalhadores que vivem do que produzem”., afirmou, garantindo que uma reunião com o INCRA será agendada para que o problema da regularização possa ser revisto a fim de devolver a tranquilidade às famílias assentadas.
    O vereador Jean Fabrício afirmou que o INCRA está agindo de maneira irresponsável, pois os atuais moradores da fazenda não podem ser culpados de um erro que não cometeram. “Eles são trabalhadores, produzem a terra, vivem da terra. A Câmara tem como responsabilidade, reunir a comissão e ir a Salvador para exigir a permanência dos trabalhadores no local”, concluiu.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30